Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IBGE inicia Censo 2010 em Patos

É tradição do IBGE recensear, ainda que simbolicamente, no primeiro dia, a maior autoridade constituída do município, no caso o prefeito. Tendo em vista tal procedimento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através de sua representação local, realizou na manhã desta segunda-feira (02), uma visita ao prefeito de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho. O momento que marcou o início do censo 2010 em Patos e região, foi registrado por membros da imprensa local. Houve vários esclarecimentos a respeito do preenchimento de dois questionários e outras novidades para a atual pesquisa do censo 2010.
“Para este ano nós temos como novidade nas pesquisas, além da questão de emigração internacional e migração dentro do país, também a união de casais do mesmo sexo. O censo 2010 está programado para ser concluído até o final de outubro. No caso da nossa região onde as dificuldades são amenas, esperamos concluir no máximo até o dia 15 de setembro”, afirmou Osvaldo de Sousa – coordenador da área de Patos.
Gerônimo carvalho – coordenador da sub-área de Patos, reforçou dizendo que dois tipos de questionários serão utilizados nas pesquisas. “Haverá um questionário básico e outro de amostra. o básico consta de perguntas comuns sobre condições de moradia e características dos moradores. No questionário por amostra nós iremos esmiuçar as informações a respeito das condições físicas do domicílio, como se encontra a estrutura bem como quantos cômodos possui. Posteriormente toda ás informações serão divulgadas a nível nacional e estarão a disposição de qualquer cidadão no site do IBGE”, esclareceu.
Para o prefeito Nabor Wanderley a expectativa é de que a população contribua com os recensedarores no repasse das informações corretas. “Esperamos que a população receba bem os recenseadores e passem as informações verdadeiras a respeito da realidade em que se encontram. Outro dado importante que foi esclarecido, é exatamente no tocante ás pessoas que nasceram em outro município e hoje vivem em Patos. È necessário informar com clareza onde você está residindo atualmente, e consequentemente, recebe os serviços de saúde, educação, assistência social, entre outros. O cidadão que é eleitor em algum município vizinho e reside em Patos, não terá problema nenhum em informar seu endereço verdadeiro, mesmo que não seja o mesmo do domicílio eleitoral”, relatou o prefeito.
(HB)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog