Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Direitos da criança e do adolescente serão discutidos em Patos na próxima quarta





Todos os quadros representantes da garantia de direitos da criança e do adolescente estão sendo convidados para participarem no próximo dia 02, quarta-feira, de uma reunião no auditório da Associação Comercial de Patos, às 19h30, quando serão discutidas as políticas direcionadas ao menor. O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Articulação Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.
Todas as instituições envolvidas na garantia do Estatuto da Criança e do Adolescente, a exemplo da promotoria, curadoria, PM, Polícia Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, conselhos tutelares, devem discutir temáticas ligadas à problemática do menor.
Os problemas inerentes ao dia a dia de crianças e adolescentes que vivem em constante risco, seja alimentar, de violência física, sexual, psicológica, têm sido alvo de programas implantados pela administração municipal, preocupada com o futuro desse público. A proliferação das drogas na cidade, que serviu inclusive de pano de fundo para matérias divulgadas por canais de TV em nível nacional, é algo crônico que desperta atenção especial.
José Taunaí, secretário executivo de Articulação Social de Patos, diz que além das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, CAPS Infantil, CREAS, conselhos tutelares, o Município está pleiteando uma casa que sirva de guarda, passagem ou abrigo para menores em situação de risco que vivem nas ruas, muitos sendo usados como “aviõezinhos”, pelo tráfico de drogas. “São crianças que não têm para onde se deslocar porque sues familiares não os aceitam. Inclusive o prefeito Nabor Wanderley está ciente dessa nossa articulação, que conta com apoio da Fundac, para que possamos desenvolver ações sócio-educativas em nossa cidade ”, comentou Taunaí.
Taunaí não esconde que Patos tem as drogas como um dos maiores problemas para os próximos anos. Diz que as discussões vêm ocorrendo com freqüência, seja no âmbito da Câmara Municipal, com a participação da PF, mas que precisa de um envolvimento maior de todas as entidades que cuidam dessa temática e da sociedade como um todo, por isso da necessidade dessa reunião.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog