Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banco de Alimentos ultrapassa marca de 41 mil atendimentos na cidade de Patos



Consolidando a cada dia o seu espaço como órgão de prestação de serviço e utilidade pública, o Banco de Alimentos Estefânia Pereira, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, intensifica diariamente suas atividades para diminuir os índices de vulnerabilidade nutricional na cidade de Patos, chegando a importante marca de 41.873 atendimentos na capital do sertão.

Essa intensificação se dá através dos números dos relatórios mensais do programa que apontam o crescimento e a melhoria na qualidade do serviço. Em junho de 2009 o programa atendia cerca de 11 mil pessoas em Patos, a cada mês esse número foi crescendo para 20 e 30 mil beneficiários, hoje o Banco de Alimentos comemora por ultrapassar os 40 mil atendimentos mensais.

As doações são repassadas a 44 instituições cadastradas no programa, dos mais diferentes bairros da cidade de Patos, uma vez que somente entidades podem se cadastrar no programa, que não distribui alimentos a pessoas físicas. As associações e entidades comparecem semanalmente a sede do Banco de Alimentos, localizado na Rua Antônio Felix, S/N, Bairro da Vitória, recebendo as doações e repassando-as para as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social nos bairros.


O trabalho do Banco de Alimentos tem por objetivo reduzir o disperdício de alimentos, buscando parcerias com empresas que repassam gêneros alimentícios impróprios para a comercialização, porém, próprios para o consumo humano. Os produtos recebidos pelo programa passam por um processo de manipulação, higienização, antes de serem distribuídos, junto às instituições não-governamentais, que incluem instituições que servem refeições prontas e Associações Comunitárias de Bairros.

Segundo o assistente social do Banco de Alimentos, Sebastião Marques, esse crescimento das doações no programa se dá pela sensibilidade dos empresários doadores. “Atribuímos o aumento dos números à consciência dos empresários doadores de Patos, que vem reconhecendo o Banco de Alimentos como um equipamento de segurança alimentar e nutricional que junto com eles, tem se pautado pelo não desperdício dos alimentos, mas, sobretudo, pela transparência das doações e do trabalho desenvolvido pelo programa do município. Outro aspecto que vem contribuindo para este aumento de pessoas atendidas foi à parceria firmada com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB-PB, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA-AF, deste órgão”, explicou o assistente social, Sebastião Marques.

Mas quem pensa que a equipe do Banco de Alimentos se contentou com o resultado obtido no último relatório, se engana, apesar de comemorar os números com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; a coordenação do programa já está se preocupando com ações futuras para 2010, no que se diz respeito ao aumento de atendimentos. Para isso o programa continua a buscar parcerias junto às empresas patoenses, dispostas a ingressar na rede de segurança alimentar e nutricional da cidade. O Banco de Alimentos funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h as 17h, com uma equipe disponível para tirar as dúvidas da população com relação ao serviço, bem como mostrar o trabalho do programa aos empresários interessados.

Confira a atual lista de empresas e instituições parceiras do Banco de Alimentos:

Instituições Privadas (EMPASA/CEASA, Patos – PB)
Varejão das Frutas
EduFrutas e Verduras
Irmão das Frutas
Fernando das Frutas
Miranda das Frutas
O Verdurão
Carnes Resende
Nene das Frutas
Zé Nilton FRUTAS
Casa do Mamão
Vicente das Frutas

Instituições Públicas
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Patos/PB)
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog