Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de outubro de 2009

SESSÃO ESPECIAL MARCA LANÇAMENTO DE LIVRO


Aconteceu ontem, sexta-feira 16 de outubro, na Câmara Municipal de Patos, a Sessão Especial, solicitada pelo vereador José Mota, para marcar o lançamento do livro “Antologia da Poesia Patoense”, que destaca a produção de dez poetas patoenses. No primeiro volume foram destacados: Ernani Satyro, Evandro da Nóbrega, Everaldo Nóbrega, Flávio Sátyro, Jaime Araújo, José Mota, Romildo Sousa, Balila Palmeira, Misael Nóbrega e Tarcísio Meira César.

A coletânea foi lançada por iniciativa do Fórum Permanente de Cultura, composta pelo Instituto Histórico e Geográfico de Patos, Academia Patoense de Letras e Artes, FUNES, FECCMA, Sexta Região de Ensino, Conselho Estadual de Cultura e a Gerência de Cultura da Prefeitura de Patos, e a pretensão é continuar divulgando sempre os trabalhos dos escritores da terra, tanto os antigos como os mais recentes.

A Sessão Especial não contou com um grande público em termos de quantidade, mas em se tratando de qualidade o vereador não teve do que reclamar. Estiveram presentes escritores, jornalistas, poetas, patoenses que residem fora de Patos e os discursos foram todos elogiosos em relação à iniciativa.

Para o vereador José Mota o lançamento da “Antologia da Poesia Patoense” representa uma grande conquista: “Sabemos das dificuldades de se fazer cultura em Patos, mas percebemos o muito que podemos fazer. Esse livro, por exemplo, custou relativamente barato, tanto que está sendo comercializado por apenas dez reais, e isso aponta para a possibilidade de que em breve a produção literária local tenha mais espaço e encontre os meios de mostrar seu trabalho, e não só a produção literária, mas todas as formas de manifestações artísticas”, disse o vereador.

A idéia de Zé Mota, acatada pelo Fórum Permanente de Cultura, é justamente divulgar os autores locais, e propiciar que ninguém tenha mais dificuldade de encontrar as obras dos escritores patoenses, como Allyrio Meira Wanderley e Coriolano de Medeiros, dentre outros, pois a partir dessa recente coletânea, começa a existir na cidade uma “Biblioteca Patoense”, cujo objetivo é a preservação contínua dos nossos valores.

Wandecy Medeiros - Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog