Um importante projeto, que tem como propósitos reduzir o índice de infecção hospitalar e melhorar a segurança e o ambiente dos funcionários, pacientes e acompanhantes, está em fase de implantação no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. O projeto faz parte de uma parceria com a FIP – Faculdades Integradas de Patos, no seu trabalho de extensão.
Funcionários, de diversos setores do Hospital vão passar por capacitação para acompanhar a fiscalizar as mudanças que serão implementadas, numa verdadeira mudança de atitude dos funcionários, cujo resultado esperado será a redução drástica do índice de infecção hospitalar e maior segurança dos profissionais de saúde.
O professor do curso de Biossegurança da FIP, Jorge Araújo Filho, diz que hoje o controle de acidentes biológicos, para a garantia de melhoria na qualidade de vida do profissional que trabalha em ambulatórios, laboratórios, hospitais tem sido uma das grandes preocupações das instituições de saúde, dentre elas a OMS (Organização Mundial da Saúde), e cada vez mais cresce a necessidade por profissionais habilitados em biossegurança.
A implantação de ações estratégicas de biossegurança no Janduhy Carneiro está sendo coordenada pelo professor Jorge com colaboração de outros docentes, Marcos Cezar, Ermeton Duarte, Klauber França e cinco estudantes. A saúde lidera as estatísticas dos acidentes de trabalho no Brasil, proporcionalmente, que apontam também que de cada R$ 1,00 aplicado em prevenção se economiza R$ 5,00 com gastos relativos ao acidente (equipamentos quebrados, custos com hospitais, falta ao trabalho pelos profissionais acidentados, questões judiciais, dentre outros).
Os principais fatores de risco de acidentes no ambiente hospitalar são: ergonômicos (devido uso de maquinário), físicos, químicos, biológicos e psicológicos. As dependências do Hospital Regional de Patos receberão em seus ambientes, símbolos gerais de biossegurança, que vão orientar a todos com informações preventivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário