Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de outubro de 2009

Autoestima



Inácio Andrade Torres – 17/10/09



O valor das pequenas coisas



O padre Roque Schneider nasceu em São Luís Gonzaga (Cerro Largo), no Rio Grande do Sul, em 1933. É jesuíta, diretor-redator da revista Mensageiro do Coração de Jesus e Secretário Nacional do Apostolado da Oração. Autor de cento e vinte livros, vários dos quais muitas vezes reeditados e traduzidos, é um dos mais queridos autores católicos no Brasil. É formado em Letras Clássicas, Filosofia e Teologia, e atualmente é apresentador do programa "Momentos de Reflexão", na Rede Vida. Dentre seus inúmeros trabalhos, pela mensagem de serenidade e misto de ternura e racionalidade, escolhemos a peça a seguir, como reflexão saudável para o dia de hoje.



"Aprende a escutar a voz das coisas, dos fatos, e verás como tudo fala,
Como tudo se comunica contigo.

Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam.

Em cada desatenção, não sou educado, nem cristão.

Em cada olhar de desprezo alguém termina magoado.

Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.

Em cada perdão que eu neguei, vai um pedaço do meu egoísmo.

Em cada ressentimento, revelo o meu amor próprio ferido.

Em cada palavra áspera, perco alguns pontos no céu.

Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do meu evangelho.

Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste.

Em cada oração que eu não faço, eu peco.

Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho aflora.

Em cada fofoca que faço, eu peco contra o silêncio.

Em cada pranto que enxugo, eu torno alguém mais feliz.

Em cada ato de fé, eu canto um hino a vida.

Em cada sorriso, eu planto alguma esperança.

Em cada espinho que eu finco, machuco algum coração.

Em cada espinho que eu arranco, alguém beijará a minha mão.

Em cada rosa que oferto, os anjos dizem amém.


Até segunda-feira, com fé em Deus
coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


Nenhum comentário:

Arquivo do blog