O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se reuniu na noite desta terça-feira 13, num encontro de mais de três horas com líderes comunitários da maioria dos bairros da cidade. O objetivo do encontro foi discutir os problemas locais e buscar soluções urgentes. A reunião, da qual participaram também os secretários municipais, foi aberta por Nabor, que fez uma rápida análise da conjuntura econômica brasileira atual, destacando a crise e seus efeitos para os municípios, que, consequentemente afeta diretamente a população. Para o prefeito de Patos a reunião foi um diálogo franco, onde não foram discutidos apenas problemas do bairro, mas da cidade em si.
Sobre os efeitos negativos decorrentes da crise, afirmou: “Tivemos que suspender algumas ações. Estamos priorizando a saúde, educação e a limpeza pública. São momentos difíceis, mas que vamos vencer esses obstáculos com muita determinação”. Na sequência Nabor passou a ouvir as queixas e reivindicações dos representantes de associações de bairro. Cada presidente expôs os principais pontos a ser trabalhados pela administração municipal. Depois foi a vez dos secretários apresentarem a situação de sua secretaria e de que maneira é possível melhorar o acesso da população aos serviços.
Por último Nabor levantou uma proposta de ação conjunta envolvendo o Poder Municipal e as associações de moradores. O prefeito conseguiu arrancar dos presidentes o compromisso de lutarem para que os moradores assumam um papel de cidadania, numa parceria com a gestão municipal para desenvolver obras e serviços que melhorem gradativamente a qualidade de vida da população.
Para Nabor não adianta apenas a Prefeitura chegar num bairro e construir uma praça. É crucial que os moradores zelem por ela, já que se trata de um patrimônio público. É justamente em cima desse pensamento que surgiu o acordo esta noite para uma parceria que valoriza a participação da comunidade no gerenciamento dos atos administrativos.
Calçamentos, praças, galerias foram alguns dos problemas apresentados pelas associações. Esses problemas de infraestrutura, segundo o secretário da pasta, Lelis Trindade, acontecem em qualquer cidade brasileira. Diz que a questão financeira tem sido um grande entrave para que muitos serviços cheguem com rapidez à população, a exemplo do sistema de coleta de rede de esgoto, hoje uma grande deficiência em Patos e que precisa de altos investimentos.
A presidente da UAC – União das Associações Comunitárias, Elisabeth Oliveira, comentou que a parceria que está sendo firmada, associações com Prefeitura, vai trazer importantes melhorias para todos os cidadãos. Já o presidente do COMOP – Conselho Municipal do Orçamento Participativo, José Ilton, esse espaço democrático aberto pelo prefeito para ouvir queixas e propostas da sociedade organizada representa uma grande esperança de que muitos desses problemas apontados sejam resolvidos.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário