Um programa, que busca padronizar o atendimento de urgência dos prontos socorros do Estado, está permitindo a reciclagem de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. A capacitação está acontecendo desde a manhã deste sábado no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, numa realização da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência e pelo Setor de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde.
Patos é o pontapé inicial desse programa, que será levado aos hospitais de trauma de João Pessoa e Campina Grande e para os regionais de Sousa e Cajazeiras. A escolha do Regional de Patos para se iniciar o programa se deu pelo avanço de sua reforma predial, e por já ter ocorrido neste pronto socorro oficinas de humanização, sendo esta etapa a conclusão, o retreinamento técnico das equipes, faltando apenas a chegada dos equipamentos para o setor de urgência e emergência, que devem chegar no máximo em 90 dias.
Participam dessa capacitação, que termina no final da tarde deste domingo, o pessoal de Suporte Básico de Vida, ou seja, técnicos de enfermagem, maqueiros, do acolhimento, higienização, assistentes sociais, psicólogas, englobando os de Suporte Avançado de Vida (médicos e enfermeiros). O grupo de suporte avançado recebe capacitação no atendimento a politraumatizados, urgências cardiológicas e urgências psiquiátricas. “Isso faz com que todo médico que trabalha na sala de emergência, independente da especialidade dele, fique minimamente pronto para atender um grande trauma, um paciente em emergência cardiológica ou com surto psiquiátrico”, explicou Major Fábio Almeida, coordenador estadual de Urgência e Emergência. Durante o treinamento acontecem simulações de urgências.
A diretora do Janduhy Carneiro, Paula Gouveia Maia explicou que esse treinamento é de suma importância, primeiro porque vai utilizar os protocolos para atendimento, organizar o fluxo e melhorar a resolutividade. “Outros treinamentos virão. Esse será um trabalho continuado, o que será bom para os usuários em para os profissionais de saúde, que vão poder oferecer um atendimento mais eficaz”, enfatizou Paula. Ela informou que a sala de acolhimento, que recebendo acabamento, a qual foi construída para acolher os acompanhantes dos pacientes, deve ser inaugurada em 15 do próximo mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário