Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PATOS ABRE SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA PÓLIO


O município de Patos abriu oficialmente na manhã desta quarta 05, a segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, que tem como meta oferecer reforço da dose a pouco mais de oito mil crianças até cinco anos de idade. O local escolhido para o lançamento foi a unidade de saúde Ioiô Laureano, localizada no bairro Alto da Tubiba. Na primeira etapa da imunização, das 125 crianças atendidas por este PSF, apenas quatro deixaram de ser vacinadas.

A abertura da campanha de vacinação, que tem seu dia D no próximo 22, contou com a participação de alunos da rede municipal, do prefeito Nabor Wanderley, secretário municipal de Saúde, Eisenhower Segundo, dentre outros secretários e profissionais de saúde. Eisenhower, antes de falar especificamente sobre a campanha, lembrou um pouco da história do Ioiô Laureano, que passou uma década abandonado e ano passado, uma parceria envolvendo município e comunidade, a referida unidade de saúde foi soerguida. Finalizou convidando os moradores a levarem seus filhos para tomar a segunda dose.

O prefeito Nabor Wanderley, que fez a entrega de seis geladeiras para as últimas unidades de saúde que não tinham ainda rede de frios, falou da importância da imunização contra a paralisia infantil, reforçando a necessidade da segunda dose. “Há duas décadas não temos registro de pólio no Brasil. É responsabilidade de todos nós, gestores, cidadãos em geral, manter essa história bem sucedida”, disse Nabor.

A representante da comunidade do Alto da Tubiba, Goreti Batista, agradeceu o esforço municipal de ampliar os serviços de saúde, os quais vêm conseguindo reduzir várias doenças comuns ao público infantil. No Ioiô Laureano diariamente a equipe odontológica oferece aplicação de flúor, orienta pais e filhos sobre a escovação correta. Além de atendimento básico de odontologia, são realizadas também no Ioiô Laureano pequenas cirurgias. O município faz a aquisição de materiais, segundo explica o dentista Pedro Alencar, difíceis de serem encontrados até mesmo em clínicas particulares de Patos, a exemplo da esponja hemostática de colagem, cimento cirúrgico e anti-séptico para preparo de cavidades.

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog