Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Em Patos Central de Transplantes capta duas córneas


Já são 14 desde o dia 1º de maio deste ano. Campanhas de conscientização terão continuidade


A equipe da Central de Transplantes (CT) de Patos conseguiu nesta segunda-feira 03, captar mais duas córneas, doadas pela família de uma funcionária do próprio Janduhy que faleceu hoje. Com essas duas sobem para 14 córneas captadas em Patos só de maio último para cá. Dessas apenas uma não pôde ser aproveitada. Gradativamente a fila de pacientes à espera de uma córnea vem caindo na Paraíba, principalmente em decorrência do trabalho de esclarecimento que vem sendo desencadeado pelos postos de captação: Patos, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa.

Em maio a lista única de espera por um transplante de córnea na Paraíba, para a qual podem doar pessoas de 3 a 80 anos, era de 70. Atualmente são 30. As córneas recolhidas na manhã de hoje em Patos seguiram para João Pessoa. Lá passam por triagem para saber se são de ótima qualidade ou não para transplante no receptor.

A psicóloga da CT, Suênia da Costa, explicou que ainda falta apoio da população para que o número de transplantes atinja o índice esperado. É justamente para tentar conscientizar a sociedade sobre a importância desse gesto de caridade para oferecer de volta a visão a quem precisa, que várias campanhas já foram desencadeadas, uma das mais recentes durante o show de Padre Fábio de Melo, ocorrido no último dia 26 nesta cidade.

Nesta terça-feira a equipe da Central de Transplantes inicia um ciclo de palestras nas escolas públicas municipais e estaduais, e futuramente na rede privada, enfocando o tema exposto. Esse trabalho deverá durar em média dois meses. Outra ação conscientizadora ocorre durante a apresentação do novo modelo de atendimento com classificação com risco, que vem sendo implantado no Hospital Regional de Patos, dentro da política de humanização do SUS, em construção pelo Ministério da Saúde desde 2003. A equipe, que em setembro participa da campanha nacional de doação de órgãos, aproveita a ocasião para explicar como funciona a CT e a importância da família doar o órgão de seu ente querido.

Informe sua família

Doar órgãos, além de ser um gesto de extrema generosidade, permite que a vida continue em outra pessoa. Para ser doador basta informar à sua família

Doação de Córnea


A doação de Córnea só pode ser feita após a morte. Basta comunicar a sua família o seu desejo de ser doador. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é preciso que algumas pessoas da sua família saibam da sua decisão. A família é responsável pela realização deste seu último desejo. A doação só se concretiza após a família fazer a autorização por escrito. A morte pode ser por acidente, encefálica ou natural, desde que não ultrapasse 6 horas após o falecimento.

Transplante de Córnea

O transplante de Córnea só é realizado a partir da doação da córnea pela família do doador cadáver. A Córnea pode ser retirada até seis horas após o falecimento do doador. A cirurgia não causa nenhum efeito estético indesejável com o doador Existem alguns critérios de exclusão, porém. Não são considerados doadores viáveis pessoas que tiveram hepatite B ou C, os portadores do vírus HIV, da raiva e do Creutzfeldt-Jakobson da doença da vaca louca. Também são rejeitados pacientes em que a causa da morte foi leucemia, linfomas, septicemia, endocardite bacteriana, ou seja, de qualquer condição que possa infectar a córnea do receptor.


Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog