“Participação e controle social no SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, foi o tema da palestra do representante da arquidiocese da paraíba, Severino Ângelo Januário, na aula magna da III conferência municipal de assistência social, que aconteceu ontem à noite (06), no Centro de Treinamento Maria Maniçoba, em Patos.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas, a exemplo do prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega (PMDB), assim como representantes de associações comunitárias, usuários, trabalhadores do setor, representantes de órgãos públicos, de conselhos municipais, ONG’s e pessoas interessadas nas questões relativas à política nacional de assistência social.
O prefeito Nabor Wanderley enalteceu a importância desse tipo de evento para o bem-estar da população, pois a discussão gera compromissos e fortalece os laços entre o povo e os poderes constituídos.
“As políticas públicas são importantes, principalmente no que diz respeito às responsabilidades sociais. Espero que esta conferência sirva para que todos possam refletir sobre essa condição e como podem ajudar uns aos outros”, disse o prefeito.
A secretária de Ação Social, Márcia Mota, lembrou que o objetivo da conferência é avaliar a política adotada atualmente e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social – SUAS em todo o país.
“É importante que seja reafirmado o compromisso de todos os envolvidos com a Lei Orgânica da assistência social, assim como a necessidade de se discutir as responsabilidades do poder público e dos conselhos, na efetivação dessa política”, ressaltou a secretária
A programação segue durante toda a sexta-feira (07), com a realização de painéis, dinâmicas de grupos, oficinas temáticas, além da plenária final onde se dará a votação das propostas consolidadas de trabalho e a eleição dos delegados que vão participar da conferência regional. (MN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário