Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Palestras marcam Semana da Amamentação em Patos

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 03, na Praça Cícero Supino, ao lado do Guedes Supermercado, a abertura oficial da Semana da Amamentação, parceria envolvendo a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde e a Maternidade Peregrino Filho. Dentre os convidados o prefeito de Patos Nabor Wanderley, secretário municipal de Saúde, Eisenhower Segundo Brito e do diretor da Maternidade, Odir Borges. No uso da palavra os convidados lembraram o leite materno como fator protetor da saúde do bebê. De hoje até a próxima sexta-feira os profissionais de saúde do PSF, equipe de Educação e Saúde do Município, bem como do Banco de Leite, vão fazer trabalho de conscientização com a população, enfatizando a importância de uma prática simples, a amamentação, que evita doenças e diminui a mortalidade infantil.
Hoje pela manhã aconteceu na Unidade de Saúde (PSF) Aderban Martins a palestra: Incentivo ao aleitamento materno exclusivo, sob responsabilidade da coordenadora de Enfermagem Drª Alana Alves e pela coordenadora de Recursos Humanos, Yamma Canuto. Na sequência houve entrega de material informativo seguido de apresentação da peça teatral Mãe Leoa, enfocando o tema. A programação de hoje se repete até quinta-feira, com todas as equipes dando atenção especial à campanha de aleitamento. Hoje à tarde a palestra acontece, às 14h, na unidade de saúde Belmiro Guedes, ministrada pela coordenadora do Banco de Leite da Maternidade, Drª Heveline Trigueiro e pela enfermeira Berenice Gomes. Na quinta-feira, além das palestras, acontecerá às 13h na Maternidade Peregrino Filho, mini-curso sobre aleitamento materno, direcionado às enfermeiras plantonistas.
O encerramento da Semana de Amamentação será sexta-feira 07 com um café da manhã e homenagem às mães doadoras, cuja importância tem sido lembrada com freqüência pelos órgãos de saúde. A recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde é para que o leite materno seja a alimentação exclusiva do bebê até ele completar seis meses de idade. Além de matar a fome, sede, possui todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer e se desenvolver forte e saudável. O prefeito Nabor Wanderley explicou que existe na rotina do PSF de Patos uma prática corriqueira que é orientar e incentivar as mulheres a manterem a alimentação de seus bebês pelo período mínimo de seis meses.
Assessoria


Nenhum comentário:

Arquivo do blog