Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Construção civil em Patos cresce de 15% a 20% ao ano, mas faltam profissionais capacitados


Marcos Eugênio

Em entrevista ao pbnoticias, o presidente do SINTRINCIM – Sindicato dos Trabalhadores Intermunicipal nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Patos e Região, Raimundo Nonato, fez uma avaliação do cenário da construção civil na cidade e afirmou que de 2005 aos dias atuais houve importante crescimento nesse segmento, atingindo índices de 15% a 20% a cada ano, algo bem diferente do início da década. “Basta ver a quantidade de prédios que está sendo erguida. Existe muito otimismo em relação a 2011, quando esperamos ter essa sequência de novos investimentos, que geram empregos e renda na cidade”, comentou Raimundo, que há dez anos dirige o sindicato.
Apesar da oferta de empregos o mercado local sofre pela falta de pessoas qualificadas para a função e a maioria das construtoras só admitem com a comprovação de experiência em carteira de cinco a seis anos. “Temos excelentes profissionais em Patos, mas que na carteira de trabalho não há nenhuma constatação da experiência”. Explica Nonato.
Hoje na cidade cerca de 600 pessoas estão empregadas na construção civil e 1.200 na região (22 municípios), no que tange à área jurídica do SINTRINCIM. O quesito segurança no trabalho foi discutido com Raimundo Nonato. Ele enfatizou que 90% das construtoras não permitem que seus empregados trabalhem sem fazer uso de equipamentos de segurança individual ou coletivo. Existe um termo assinado junto ao Sindicato e Ministério Público do Trabalho. Caso não seja cumprido o empregador paga altas multas.
Raimundo diz que hoje o segmento construção civil está muito organizado na cidade de Patos. A presença do CREAS e do CRECI é exemplo de como as coisas mudara para melhor para esse setor, que acompanha uma leva de novos investidores chegando na cidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog