Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de outubro de 2010

Sertão recebe Seminário de Apicultura e Meliponicultura

Com produção de 230 toneladas de mel e arrecadação de aproximadamente 1,3 milhões de reais por mês, o setor da apicultura e meliponicultura é um dos mais importantes para a região do semi-árido paraibano. Para discutir a atividade durante a 6ª Expovale e 1ª Agrovale, que acontece de 07 a 10 na cidade de Sousa, será realizado o 5º Seminário Sertanejo de Apicultura e Meliponicultura, no dia 08.

Na grade de palestras serão abordados temas sobre cooperação e associativismo, na apresentação ‘Cooperar para Competir, Aprendendo com os Bichos e as Abelhas’, relacionamento de apiários, além do caso de sucesso do município de Simplício Mendes, que fica localizado no Piauí. Fechando a grade acontecerá a palestra ‘Oportunidades Aparecem e Desaparecem como num Passe de Mágica. Agarre a Sua!’, com o palestrante corporativo Adam Ilusionista.

Durante o seminário acontecerá também o lançamento da campanha nacional de consumo de mel. A campanha ressaltará as vantagens do produto para a saúde, potencializando o consumo do mel como alimento e não apenas como remédio, fomentando a cadeia do produto. O produto possui mais de 184 substâncias catalogadas benéficas para o funcionamento do metabolismo humano.

Para Fabrício Vitorino, gestor do Projeto de Apicultura Sustentável do Sebrae Paraíba, a atividade a atividade vem gerando mais emprego, renda, além de atuar na preservação ambiental da região, já que os apiários utilizam a flora local para o cultivo do mel. “Com o Projeto no semi-árido paraibano desenvolvido no Vale do Piranhas conseguimos chegar a marca de 110 criadores envolvidos que estão organizados de forma associativa”, comenta.

Mel dourado

Segundo João Paulo Batista, presidente da associação de apicultores de Lagoa Tapada, os 15 apicultores envolvidos no Projeto vem tendo lucros bastante significativos no mercado apicultor através de um padrão de vida bem melhor gerado pela própria atividade.

“No período de maior dificuldade financeira enfrentado pelos associados tivemos uma produção de 1,5 mil kg de mel o que nos deu um lucro de aproximadamente R$ 10 mil distribuídos para os 15 associados, já estamos pensando em criar a carteira de sócio para nos organizar cada vez melhor”, completou João Paulo Batista. 
Redação com Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog