Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conab é reaberta em Patos após oito anos fechada





A Conab reabriu sua unidade abastecedora de Patos na manhã desta terça-feira 05, numa solenidade que teve participação de diretores da Companhia Nacional de Abastecimento, do prefeito Nabor Wanderley, deputado federal Armando Abílio, representantes do Consea – Conselho de Alimentação, produtores rurais e imprensa.
O prefeito Nabor Wanderley, um dos que mais persistiram para a reabertura da Conab no Município, disse que esse era um sonho antigo dos produtores rurais e que não entendia o porquê da unidade, de extrema necessidade para a regulação dos preços dos produtos agrícolas, distribuição de sementes, ajuda ao produtor rural, ter permanecido tanto tempo fechada. Sobre a parceria do Conab com a administração municipal, falou que vários programas, a exemplo do Banco de Alimentos, o PPA poderão ser ampliados em breve.
“Estamos fechando parcerias com a Conab para distribuir cestas básicas com as famílias carentes, essa é uma das prerrogativas do governo Lula, de garantir a comida na mesa dos mais necessitados. Temos alguns programas, tipo PAA, Banco de Alimentos, Renda Mínimacuja manutenção é cara e tendo a Conab parceira podemos fortalecê-los”, comentou o prefeito de Patos. Em contrapartida a Prefeitura vai ajudar na conservação do prédio, abrir um poço artesiano.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Patos, Sebastião dos Santos Lima, revelou que o município constatou grande queda na produção agrícola com o fechamento da Conab e para reabri-la a administração municipal lutou arduamente via os representantes do Estado em Brasília, pois sabia de sua necessidade na ajuda aos pequenos produtores. “Com a reabertura dessa unidade toda a região será beneficiada. Haverá geração de emprego e renda e produtos, a exemplo do milho, será adquirido a preços inferiores ao do mercado, com diferença de R$ 7,00 a R$ 8,00 mais barato.
Falando da importância na reabertura da Conab em Patos, o deputado federal Armando Abílio (PTB), disse que ela será responsável pela distribuição dos alimentos para a população pobre de vários municípios. Alexandre Aguiar diretor administrativo da Conab disse há uma determinação do governo Lula de reabrir todas as unidades armazenadoras que estavam de portões fechados em todo o País. “O produtor rural terá a garantia do preço mínimo e toda a assistência técnica, através de parceiros como Embrapa, Emater”, explicou.  
Ascom


Nenhum comentário:

Arquivo do blog