Enquanto a desapropriação não vem, atitudes ambientais alternativas tentam amenizar os problemas do Parque Ambiental Pico do Jabre. Aproximadamente 100 pessoas entre estudantes da rede pública municipal, voluntários da ONG Instituto Jabre e funcionários do setor de limpeza da Prefeitura Municipal de Matureia, participaram hoje pela manhã (31) de um Mutirão de Limpeza.
Para surpresa dos ambientalistas e simpatizantes da causa verde, apenas oito sacos de lixos de 60 quilos foram recolhidos.Segundo o professor de Geografia da Escola Maria Tâmara de Maturéia, Gustavo Wanderley, essa redução de resíduos sólidos é fruto das ações constantes dos voluntários que trabalham no Parque semestralmente em Matureia.
Além dos alunos, estiveram presentes no Mutirão da Limpeza representantes da Sudema, professores do município, prefeito de Matureia e integrantes do Projovem e agricultores das comunidades rurais próximas da área de conservação. O evento teve início às 07h00 da manhã na Unidade de Apoio do Instituto Jabre que fica localizada na parte de baixo do Pico.
Os estudantes receberam sacos plásticos e subiram catando garrafas petis, papéis, vidros, plásticos e vários tipos de lixo que apresentam riscos potenciais que podem comprometer a vida animal e vegetal da reserva. Os garis da Prefeitura forneceram suporte para recolhimento do material coletado mais pesado. No encerramento do Mutirão, alguns brindes ecológicos contendo livros com temas ambientais e sacolas retornáveis foram sorteados para os participantes.
Segundo a estudante Paloma Martins da 6° série da Escola Municipal Maria Tâmara, os serviços de instalações das antenas no Pico deixam muita sujeira que prejudica a mata e os animais. “ Se isso não acabar a gente vai ser prejudicado no futuro, pois o Pico do Jabre vai se acabar”, desabafou a aluna.
A estudante Alexandra Pereira Alves do 6° ano, considerou o evento muito bom e frisou que o lixo prejudica as árvores. Ela disse que tem antena demais no local que prejudica o Pico e os visitantes que não conseguem mais andar no local com tanto ferro.
O prefeito de Maturéia, Daniel Dantas, esteve no local para acompanhar o recolhimento de lixo e avaliar a situação do Parque Ambiental. Ele revelou que pretende incentivar a participação dos estudantes em eventos ambientais para que eles passem a valorizar o patrimônio ambiental que é o Pico do Jabre. “ Um parque reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela quantidade de espécies da fauna e flora que só existem nessa reserva, no entanto, ainda sofre com a falta de recursos para a manutenção”, frisou.
Renata Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário