Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Revista e DVD, serão lançados na Festa de Nossa Senhora da Guia


Uma publicação à altura do maior acontecimento festivo do calendário religioso da cidade de Patos será lançada na Festa de Nossa Senhora da Guia, constituindo uma lembrança concreta da Padroeira de Patos. A Revista “Mãe da Guia”, impressa em policromia pela Gráfica Moura Ramos de João Pessoa, é fruto de um amplo trabalho de pesquisa, realizado ao longo dos últimos vinte anos pelo Jornalista Damião Lucena, fazendo uma retrospectiva da trajetória religiosa de Patos a partir do século XVII, quando da construção da primeira ermida, em torno da qual surgiria a povoação que mais tarde originaria o município.
Além de uma narrativa sobre a edificação das duas igrejas, com suas respectivas transformações, constituídas da construção de patamar e torre, houve uma preocupação do autor em decifrar para a sociedade as obras de artes que compõem o cenário interno da Catedral de Nossa Senhora da Guia, tão admirado e pouco entendido pela grande maioria dos seus freqüentadores. Cada pintura, fruto da inteligência do artista plástico José Lima, traz as suas referências bíblicas, além da tradução do latim que ilustra os quadros laterais superiores.
Outra preocupação girou em torno de apresentar os elementos que originaram a devoção a Maria, com a denominação de Virgem da Guia, que tem início em Portugal e chega ao Brasil por intermédio da Bahia. Também é resgatada a oração universal de nossa padroeira, em duas versões, sem falar no seu hino e inúmeras outras particularidades.
A Revista Mãe da Guia traz, ainda, explicações sobre a transformação de Igreja Matriz em Catedral, o que ocorre por ocasião da instalação de nossa diocese, fazendo um retrospecto da grande importância dos Bispos na ampliação do trabalho de evangelização.
Além da narrativa sobre a Festa de Setembro, a publicação consta também de um DVD como brinde, mostrando todos os momentos da Festa, desde a abertura até o encerramento, com imagens que encantam pela devoção.
Com designer produzido por Glauber Alves, todas as imagens passaram por um amplo processo de recuperação, o que servirá de parâmetro para os futuros trabalhos de restauração, já que alguns dos quadros sofrem a ação do tempo, chegando aos 58 anos de existência.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog