Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de setembro de 2008

Consulta ao 4º lote do IR, a partir de segunda-feira, terá 1,2 milhão de restituições


Mais de 1,2 milhão de contribuintes estão no quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007), e vão receber R$ 1,2 bilhão. A consulta será liberada às 8h de segunda-feira. O dinheiro estará disponível para saque no dia 15 de setembro. A Receita Federal informou que a correção total de 4,93% referente à Selic (Taxa Básica de Juros) de maio a agosto e 1% de setembro.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para o telefone 146. Basta informar o número do CPF. Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil. Outra opção é ligar para qualquer agência do BB ou para o “BB Responde, 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades” — ligação gratuita — e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta ou poupança.
A Receita explica que, se o contribuinte não concordar com o valor da restituição, poderá receber a importância calculada pelo órgão e reclamar a diferença na unidade local da Receita. De acordo com as regras do IR, o dinheiro da restituição ficará disponível no banco por um ano. Se os contribuintes não fizerem o resgate nesse prazo, deverão solicitá-lo por meio do formulário eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição —, disponível na Internet.
Para o contribuinte que ficou de fora do quarto lote, a saída é fazer a consulta ao extrato de processamento da declaração na Internet. Nesse caso, é preciso informar o CPF e o número do recibo, que comprova o envio do acerto de contas com o Leão. O securitário Rubens Taranto, 43 anos, aguarda ansioso pela restituição. “Costumo receber sempre no quarto lote. Espero estar na lista, pois com o dinheiro pretendo pagar algumas despesas”, conta Taranto.
O Dia Online

Nenhum comentário:

Arquivo do blog