Aconteceu na manhã desta sexta-feira uma reunião na Curadoria do Meio Ambiente e Patrimônio Público envolvendo todas as entidades que diretamente vão participar da Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, a mais antiga celebração religiosa e social da cidade. Bombeiros, Polícia Militar, Energisa, Igreja, Sudema, Conselho Tutelar, STTrans e Prefeitura de Patos estiveram representadas nesse encontro com a promotora Edvani Saraiva.
Dentre os assuntos discutidos estão a localização das barracas e parques, que ficarão concentrados em trechos das ruas Bossuet Wanderley, Floriano Peixoto, Praça Getúlio Vargas e na Solon de Lucena e Epitácio Pessoa. Nessas duas apenas será permiti parques infláveis, no período das 18h às 6h da manhã.
A Prefeitura, segundo seu assessor Maurício Lopes, dará total apoio ao evento, como sempre o fez. Enfatizou que este ano a população poderá circular melhor entre os parques de diversão. “Vou me reunir com o prefeito Nabor Wanderley para decidir a data para abrir e concluir o cadastramento de todos os barraqueiros, algo em torno de duzentos”, comentou.
A promotora Edivani Saraiva disse que a reunião com os segmentos citados foi muito positiva para definir a localização dos parques, barracas, para que não haja problemas no trânsito da cidade e também para que ninguém, seja seu promovente, a Igreja, comerciante ou população seja prejudicado com essa festa tradicional, que faz parte do calendário de ventos religiosos e culturais da Paraíba.
Praças de taxi e mototaxi da área em que estarão sendo instalados os parques e barracas serão remanejadas para outros trechos, de maneira democrática, por meio de discussão dos prestadores desses serviços com a STTrans. “Todos os itens serão fiscalizados para garantir a segurança da população ao longo dos dez dias de festa. Inclusive os barraqueiros que comercializam alimentos vão ser fiscalizados pela Vigilância Sanitária municipal”, comentou a promotora.
As ruas principais do centro da cidade ficarão livres para o trânsito, a exemplo da Solon de Lucena, Epitácio Pessoa e Pedro Firmino ficarão livres durante o dia, até às 18h. Maria Joseni (Josa), representante da Igreja, falou da tradição da festa de Nossa Senhora da Guia, que existe a 22 anos, permanece no local onde sempre aconteceu, com o consenso de todas as entidades e que a grande preocupação da coordenação da festa é com a parte religiosa, o novenário, a evangelização dos fiéis, ficando a parte da diversão com as demais entidades. (Marcos Eugênio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário