Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 15 de agosto de 2010

Autoestima - Uma boa leitura para começar o dia


DR. ELY CHAVES: FALECEU MAIS UM GIGANTE DA MEDICINA PARAIBANA

Inácio A. Torres

A notícia chegou-me, no início da noite deste sábado, 14 de agosto de 2010, pelo jornalista Marcos Eugênio e deixou-me muito abalado e triste. Dr. Ely Chaves faleceu.  Nesse momento veio-me à memória boas lembranças, não somente do grande patologista consagrado na medicina nacional e internacional, pelos inúmeros trabalhos científicos sempre profundos e atualizados, publicados no Brasil e no exterior, porém, muito mais pelo exemplo de humanismo e eticidade deixado por esse grande cientista e pesquisador paraibano.
Bateu-me uma saudade com boas lembranças das poucas e relevantes conversas que tivemos, de suas vindas à Cajazeiras para proferir conferências, sem receber sequer ajuda de custo ou diárias da própria universidade, num tempo de vacas magras do ensino superior brasileiro.

Da sua palavra sempre entusiástica e otimista; da sua crença de que a ciência haveria de encontrar formas simples e barata para combater os cânceres humanos; de seu trato com os seus familiares, os seus clientes e com a população; da sua consideração e dedicação pelas ciências da vida e da saúde, e pelos colegas médicos e professores; de sua paixão por João Pessoa; e de seu apreço pelos estudantes e funcionários da Universidade Federal da Paraíba, instituição onde sua carreira de sucessos começara, ainda muito jovem, quando era aluno da primeira turma de medicina.
 
O Dr. Ely Chaves, como escritor, tinha estilo simples, com palavras objetivas e fáceis, que podem ser entendidas  por leigos e estudiosos. Seus livros têm sempre uma orientação no sentido de divulgar conceitos e conselhos sobre a prevenção dos vários cânceres humanos. Como conferencista e professor sabia transmitir os ensinamentos de forma direta e clara, utilizando-se de uma didática, cuja pedagogia facilmente adaptava-se ao tipo de clientela para a qual ele falava. No final tudo dava certo.
Hoje, reparei na minha biblioteca e lá estavam os livros por Dr. Ely a mim oferecidos: O auto-exame da mama, Medicina atual, Bases da prevenção do câncer do colo do útero, Tumor de Burkitt ou linfoma africano: sua ocorrência na Paraíba; Retinoblastoma: estudo anátomo clínico de 25 casos, este último tendo como colaboradores os Drs. Roberto Granville e Asdrubal Oliveira, dois grandes luminares da medicina paraibana que também já se foram.
Como se vê, trata-se de uma obra toda construída na Paraíba, feita com grande esforço, determinação, autoridade científica, consciência profissional, eticidade e responsabilidade social, tendo como objetivo o bem comum e promoção da saúde da humanidade.
 
Por fim, apresentamos essa síntese conceitual, emitida sobre o Dr. Ely Chaves, pelo imortal Maurílio Augusto de Almeida, onde anuncia: “sua projeção científica envolve continentes. Talvez ele seja, dentre os médicos paraibanos residentes no Estado, aquele que se fez autor de maior número de publicações, relativos aos assuntos de sua especialidade e espalhadas em revistas editadas no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, França, Itália e Suécia”.

Que Deus receba na mansão celestial esse gigante da medicina paraibana.

Um comentário:

Ravena disse...

Querido Marcos Eugênio aqui lhe fala uma das noras de Dr. Ely Chaves, obrigada pela homenagem feita a ele e pelas palavras destinadas ao mesmo..

Arquivo do blog