Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de março de 2010

Curso de Letras à distância deve ser instalado no segundo semestre no IFPB

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deve ofertar o curso de Licenciatura em Letras à distância no segundo semestre. Os preparativos para o início do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão em pleno andamento. Nesses dias 22 e 23 de março, a coordenadora do curso a distância em Letras, Girlene Marques Formiga, irá representar o IFPB, em Brasília, em encontro sobre a modalidade de ensino virtual. Será no III Encontro dos Coordenadores das Áreas de Pedagogia e Letras para tratar dos cursos oferecidos nessas áreas na modalidade de Educação a Distância (EAD).
“O objetivo é discutir as grades curriculares, bem como a metodologia aplicada e a produção dos materiais didáticos para esses cursos no âmbito nacional. No meu caso, vou focar na área de Letras e trazer para o nosso Instituto o que será acertado em Brasília”, conta a professora Girlene. Inicialmente, o curso deve ofertar 150 vagas.
No IFPB, o curso de Licenciatura em Letras será oferecido com habilitação em Português e vai atender aos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Cuité, Princesa Isabel e Alagoa Grande.  “A equipe do Departamento de Educação a Distância e Programas Especiais do IFPB, do qual faço parte, fez uma visita técnica, no dia 10, ao pólo de Alagoa Grande. Nesta cidade, pudemos conferir como estão as instalações, equipamentos e os encaminhamentos da prefeitura. O trabalho está adiantado e já está quase tudo pronto para receber o curso”, diz a professora Girlene. “Já estamos planejando visitas aos outros dois pólos para saber como andam os trabalhos de estruturação daquelas instalações”, completa.
De acordo com Girlene, cada pólo vai ter 50 vagas destinadas aos professores da rede de ensino estadual e municipal da Paraíba, que ainda não têm graduação na área. “A previsão é de que o curso comece no segundo semestre deste ano. O Ministério da Educação ainda não autorizou a execução do curso, mas isso deve acontecer nos próximos dias”, revela.
A criação da Licenciatura em Letras faz parte da transformação em IFPB, já que no plano do Governo para a reestruturação da rede federal de ensino tecnológico, os Institutos ficam comprometidos a destinar 20% de suas vagas para essa modalidade. Atualmente, o IFPB possui a Licenciatura em Química, em João Pessoa e em Sousa.
Em documento enviado ao Ministério da Educação, no ano passado, o IFPB fez o planejamento para a criação de licenciaturas em Matemática, Física e Biologia, cada qual com 30 vagas inaugurais para o primeiro período de 2010. Parte dessas vagas deve ser ofertada no regime de EAD.
Na área de ensino à distância, o IFPB já tem experiência com cursos de capacitação formulados através do Programa Pró-Funcionário. No site http://virtual.ifpb.edu.br é possível saber mais sobre o planejamento para o IFPB Virtual. Entre os cursos voltados para o Pró-Funcionário, que capacita técnico-administrativos da área de Educação, estão os de Técnicas de Construção, Técnicas de Redação e Arquivo, Legislação Escolar e Técnico em Alimentação Escolar. Na área de Extensão, há Noções de Organização de Arquivo e Orientação para o ensino de pessoas com deficiência física.

Ascom do IFPB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog