Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entidades reativam Comitê de Urgência e Emergência


Aconteceu na tarde-noite desta quarta-feira na sala de reuniões da STTrans um encontro do qual participaram representantes do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Samu, polícias Militar e Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Saúde e da própria STTrans. Na pauta a reativação do Comitê de Urgência e Emergência e a criação de um plano gestor que possa trabalhar campanhas educativas, preventivas e operacionais, com a participação de cada instituição.
Uma das primeiras ações que contará com a participação conjunta dos integrantes do comitê é justamente o carnaval, uma festa popular em que normalmente existe o exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Há uma grande preocupação com o crescente número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo a diretora do Janduhy Carneiro, Paula Souto Maia, o cenário no pronto socorro é estarrecedor, especialmente nos finais de semana. “Estamos trabalhando no limite de nossa capacidade para atender tantos acidentados. Temos que fazer algo para minimizar o número de acidentes”, disse com preocupação, acrescentando que em 45 dias o Hospital deve abrir mais quinze leitos para tentar atender a demanda.
Sua inquietação é compartilhada por todos. Mas a preocupação não está centralizada apenas nos acidentes envolvendo motociclistas. Educação, planos operacionais para evitar catástrofes como as enchentes, segurança em eventos tipo São João, que reúne multidão em praça pública, são ações do comitê, que deverá se reunir uma vez por vez para definir sua agenda e metodologia de trabalho. “Foi uma reunião bastante positiva, inclusive para acabar com o estigma que as instituições não trabalham juntas. Cada uma vai apresentar seu plano de trabalho, uma idéia complementará a outra, sempre buscando o melhor para a cidade”, disse Pedro Augusto, diretor do Samu Patos.
O Hospital Regional de Patos vem transpondo seus limites físicos e desenvolvendo campanhas educativas nas emissoras de rádio, com palestras em entidades, visando conscientizar a população para cuidados básicos no trânsito, e assim evitar acidentes.
Alexandre Nóbrega, superintendente de Trânsito e Transporte disse que a STTrans já vem também desenvolvendo campanhas de cunho educativo, a exemplo da atual, que orienta o folião para não associar direção e álcool. 
Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog