Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de março de 2009

Chapa do PSB pode ter Ricardo e Erundina




ARTICULAÇÃO PARA 2010


Deputada federal por São Paulo, paraibana admite disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2010


O PSB poderá ter uma chapa majoritária encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, como candidato ao Governo do Estado, e a deputada federal paraibana, com atuação política em São Paulo, Luiza Erundina (foto), como candidata ao Senado Federal nas eleições de 2010. As articulações para a construção e concretização da chapa são antigas.
Ontem, a deputada Luiza Erundina (PSB) esteve em João Pessoa participando de evento da Prefeitura no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, e, durante entrevista, não descartou a hipótese de concorrer às eleições na Paraíba como eventual candidata ao Senado numa chapa do partido, encabeçada por Ricardo. "Com certeza, é uma hipótese que me faz pensar, que me atrai", respondeu a parlamentar ao ser indagada sobre convites e articulações para que se lance candidata no Estado ao Senado.
Luiza Erundina deixou claro, no entanto, que uma eventual candidatura sua na chapa majoritária encabeçada pelo PSB tem que acontecer de forma natural, espontânea e por meio de decisão partidária, com o apoio e aval dos dirigentes e a militância. "Mas não pode, de forma nenhuma, ser uma coisa imposta", acrescentou. Ela comentou que já tinha tomado conhecimento de que a legenda na Paraíba estuda e avalia a possibilidade de lançar sua candidatura a um cargo eletivo nas eleições do próximo ano.
Afinidade
Segundo Erundina, uma possível candidatura sua precisará também de uma base sólida e positiva. A parlamentar entende, por outro lado, que o prefeito Ricardo Coutinho, consolidando sua candidatura ao Governo da Paraíba, precisará fechar composições em torno de seu projeto político. "E nesse acordo entra a questão de vagas na majoritária", disse.
A deputada lembrou que na primeira gestão de Ricardo chegou a ser convidada para ocupar um cargo na administração municipal. "Eu e Ricardo temos muita afinidade. Mas achei melhor continuar atuando politicamente onde estou", ressaltou. Erundina destacou que tem praticamente garantida a reeleição para a Câmara de São Paulo e poderia até concorrer ao Senado, no estado onde atua politicamente, com grandes chances também de se eleger. "Estou há 38 anos exercendo atividade política em São Paulo", lembrou.
Luiza Erundina defendeu a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho ao Governo do Estado nas eleições de 2010. Ela se colocou, inclusive, a disposição para ajudar na campanha do prefeito. Erundina alertou, porém, que não concorda com uma possível aliança entre o PSB e o PSDB, liderado na Paraíba pelo ex-senador Cícero Lucena e o ex-governador Cássio Cunha Lima.
"O quadro partidário não tem mais identidade. Isso vale para os partidos de esquerda, os ditos socialistas, os de centro e de direita. Essa é uma descaracterização doutrinária, ideológica e política. Não é aquela visão sectária de ideologia. Qual é o projeto político desses partidos? Se faz uma coligação e uma junção de determinadas forças políticas em torno de que idéia, de que projeto e de que proposta? Em nome da tal governabilidade, muitas vezes, os governos são obrigados a construir uma base tão larga, sem muito critério, para sustentar um governo. Isso tem certa importância, mas não pode se sobrepor a importância de uma definição clara do quadro político partidário, ideológico e doutrinário. Se não o cidadão comum não vai fazer diferença em votar num ou noutro. Sequer há um apelo para que ele análise não só o candidato, mas o que é que ele representa no contexto político, eleitoral, social e cultural do pais", observou a deputada.
Prefeito diz que está habilitado para disputar pleito

O prefeito Ricardo Coutinho admitiu, por sua vez, que a administração que realizou em seu primeiro mandato como prefeito de João Pessoa e as ações que foram implantadas nos dois primeiros anos da sua segunda gestão lhe credenciam para disputar o governo estadual nas eleições de 2010. "Credenciam, eu acho que sim. Quem governa uma cidade e da forma como a gente está governando a Capital do Estado é claro que poderia disputar. Mas eu não estou preocupado com isso nesse momento", declarou.
Ele entende que falar em eleição agora poderá prejudicar o trabalho que vem fazendo a frente do governo e as ações que estão sendo executadas em todo o Município. O prefeito disse que existe muita coisa importante acontecendo dentro da cidade. "Do ponto de vista da mudança de mentalidade, da ampliação dos espaços democráticos e do avanço nas políticas públicas. A população quer saber de resultados. E ela percebe que João Pessoa vem tendo resultados. E o que a gente menos tem é discurso", ressaltou.
Ricardo afirmou que o governo municipal tem ações que diferenciam e que hoje a Paraíba toda está querendo. "Você vai no município A, B ou C. Ou os prefeitos chamam ou a população percebe. A nossa política, a nossa gestão é exatamente para as pessoas entenderem que é possível avançar. Eu tenho uma tranquilidade enorme em relação a 2010. Não tenho idéia fixa. Não faço política para disputar um determinado cargo. Agora, uma cidade como João Pessoa tem uma importância muito grande nesse processo. E mais do que a cidade é a qualidade da administração. A diferenciação da gestão, claro, tem um peso grande no xadrez político. Mais isso será visto no próximo ano com os parceiros que por ventura queiram ser parceiros. Os parceiros que o PSB pretende apoiar ou ser apoiado", finalizou.
SAIBA MAIS

Se a chapa realmente for consolidada com Ricardo Coutinho como candidato a governador e Erundina para o Senado, sobrariam apenas duas vagas na chapa, uma para a candidatura a vice-governador e outra para senador, que seriam colocadas para os partidos da base aliada, como o PT, PMDB, PC do B e PTB.


onorte

Nenhum comentário:

Arquivo do blog