Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de novembro de 2008

UEPB deve ter 35 mil candidatos inscritos para as provas do vestibular

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai realizar, este ano, o maior vestibular da sua história. A estimativa é de que mais de 35 mil candidatos se inscreveram para o concurso, cujas provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro próximos. Nesta sexta-feira, dia 7, foram encerradas as inscrições para o exame, as quais foram reiniciadas no último dia 27, por força de determinação judicial. A procura aumentou por conta da determinação judicial, ampliando a isenção de pagamento de taxa de inscrição para todos os alunos de escolas públicas, independentemente do tempo de conclusão e localidade da instituição de ensino.

No primeiro período de inscrição, a UEPB registrou um total de 28.121 candidatos. Com a obrigação do reinício das inscrições, a UEPB registrou até a última quinta-feira, o somatório superior a cinco mil candidatos, elevando para mais de 33 mil o número de concorrentes. Ontem, considerado o dia de maior procura nos campi da instituição de ensino, a estimativa da presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Eliana Maia Vieira, é de que mais de 2 mil pessoas tenham se inscrito para o concurso, elevando o quantitativo para em torno de 35 mil candidatos.
O último vestibular com número maior de candidatos inscritos, segundo Eliana, ocorreu em 2005, quando 29.813 pessoas se inscreveram no concurso. Eliana Maia acredita que o procedimento possa trazer prejuízos de ordem financeira para a instituição de ensino, visto que muitos alunos já entraram com recursos, solicitando da UEPB a devolução dos valores pagos na ocasião das suas inscrições, em primeira etapa. Ela ressaltou também que o procedimento aumentou em muito os custos da realização do vestibular e também o trabalho com a estrutura.
2.600 fiscais

"Eu não sei dizer agora quanto em dinheiro custará a realização de um vestibular como esse, só sei dizer que íamos colocar em campo 2.600 fiscais e teremos de aumentar para mais de três mil pessoas. Vamos ter um maior custo com impressão, transporte, segurança particular, leitura ótica, professores e outras mais. Como vai ser custeado eu não sei, a reitora Marlene Alves deverá encontrar um meio. No mais, estamos prontos e vamos trabalhar e cumprir com a obrigação, o vestibular não vai deixar de ser realizado por causa disso", asseverou Eliana.
O número exato de candidatos só deverá ser anunciado na próxima segunda-feira, segundo comentou Eliana Maia. Ela entende que só após a contagem de todos os dados referentes às inscrições dos candidatos nos sete campi da instituição de ensino, localizados nas cidades de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos, poderá ser identificado o real número de concorrentes.
Isenção

A determinação da Justiça de obrigar a UEPB a abrir o direito de isenção na cota de inclusão para todos os alunos das escolas públicas do país, independentemente do tempo de conclusão, teve como base uma ação impetrada pelo Ministério Público. O MP foi provocado por um interessado em participar do concurso, alegando ter o direito retido por ter cursado um ano do ensino médio fora da Paraíba.
onorte

Nenhum comentário:

Arquivo do blog