Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 2 de novembro de 2008

Curiosidades sobre expressões populares


Santo do pau oco
A expressão surgiu no século XVIII, em Minas Gerais. Os impostos cobrados pelo rei de Portugal eram elevadíssimos no auge da mineração. Para escapar do tributo, os donos de minas e os grandes senhores de terras da colônia colocavam parte de suas riquezas no interior de imagens ocas de santos, feitas de madeira. Algumas, normalmente as maiores, eram enviadas a parentes de outras províncias e até de Portugal como se fossem presentes.
Vá se queixar ao bispo!
No Brasil do século XVIII ter filhos era muito importante. A mulher precisava mostrar ao homem que era fértil, engravidando antes do casamento. A regra era aprovada pela própria Igreja, desde que depois o casamento se consumasse. Muitas vezes, o noivo ia embora e a mulher grávida ia reclamar com o bispo, que mandava alguém atrás do fujão.
Conto do vigário
Uma imagem de Nossa Senhora dos Passos foi doada pelos espanhóis a Ouro Preto (MG) e começou a ser disputada pelos padres das igrejas Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição. O vigário de Pilar sugeriu, então, que a imagem fosse colocada em cima de um burro que estava no meio do caminho entre as duas. Dependendo do caminho que o animal fizesse, ficaria decidido o dono da imagem. Quando o burro foi solto, rumou direto para a Igreja do Pilar. Mais tarde, soube-se que o burro era de um padre de lá.

Hóstia
A palavra hóstia (do latim hostia) quer dizer vítima. Originariamente, era o animal imolado ao sacrifício. Na Antigüidade, chamava-se de hóstia o que era oferecido às divindades. A Igreja Católica teve a idéia de aplicar o termo hóstia a Jesus, que se deixou imolar para a felicidade dos homens.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog