Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estado realizará nova campanha de doação de órgãos e tecidos


Mais de 90 pessoas foram beneficiadas com a doação de órgãos e tecidos e outras 471 depositam a esperança de suas vidas em uma lista de espera para receber um órgão na Paraíba. E para reforçar a importância da doação e estimular gestos de desprendimentos em prol da vida, a Central de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Paraíba, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, anuncia mais uma iniciativa a ser adotada a partir desse mês de novembro.
Trata-se do lançamento oficial da Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos, que será realizada no período de 6 a 9 deste mês, visa conscientizar a população de que a atitude da doação pode salvar a vida de muitas pessoas. A Campanha de doação de órgãos e tecidos terá o slogan “Ame a Vida, Doe Órgãos”. Uma série de atividades será desenvolvida a começar pelo tradicional passeio ferroviário pela vida – “Trem da vida”.
A 8ª edição da Campanha Estadual de Doação de Órgãos fará uma grande mobilização em um dos shoppings da Capital, oportunidade em que materiais informativos serão distribuídos junto à população. A programação terá início no dia 6 de novembro e se estenderá durante três dias com diversas atividades ligadas ao tema, como palestras e trabalhos de divulgação. A abertura será na quinta-feira, com um evento no auditório do Hospital Unimed, a partir das 20h.
Na sexta-feira, 07, haverá o tradicional passeio ferroviário pela vida. E no sábado, dia 8, distribuição de material informativo em um dos shoppings da Capital. O encerramento será marcado com a caminhada pela Doação de Órgãos e Tecidos, com concentração no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, às 8h. Para ser um doador basta à pessoa apenas expressar o desejo aos seus familiares, sem a necessidade de formular documento escrito.
“A doação é um gesto de amor e solidariedade, e que muita gente depende dele para salvar sua própria vida”, lembra a médica Gianna Lys Montenegro, Coordenadora da Central de Transplantes da Paraíba. Na Paraíba, de janeiro a agosto desse ano, foram realizados 92 transplantes, sendo 80 de córneas, 09 de rim e 03 de fígado.
A lista de espera por um órgão na Paraíba já conta com 471 pessoas, sendo 80 à espera de córneas, 10 de fígado e 381 de rim. No Brasil, os órgãos mais doados são as córneas e os rins. De acordo com a legislação brasileira, são permitidos dois tipos de doação: de doador vivo, em caso de familiar até o quarto grau de parentesco; e doação de órgãos ou tecidos de doador falecido, determinada pela vontade dos familiares até o segundo grau de parentesco e mediante termo de autorização de doação.
onorte
mais-saude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog