Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Superintende da Aqüicultura fala de projetos para Patos


Anísio Maia, superintendente de Aqüicultura e Pesca da Paraíba, esteve em visita a Patos no dia de hoje, onde debateu com a colônia de pescadores problemas inerentes à realidade desta categoria, bem como sondou áreas para implantação de projetos por parte do Ministério da Pesca. Ele destacou o segmento pesqueiro de Patos, bem como dez projetos de aqüicultura familiar em franco desenvolvimento na Paraíba, que permitem uma produção de 5 mil toneladas.
A meta, segundo Anísio, é aproveitar os reservatórios como fonte alimentar e gerador de renda, a partir da produção de peixes. “Grande parte dos reservatórios serve apenas para evaporação e nosso intuito é transformá-los em centros de produção de pescado”, comentou o superintendente. Anísio citou um dos projetos, situados em Piancó e Coremas, no qual consta quase mil tanques-redes e que vão gerar cerca de 300 empregos. São projetos que envolvem parceiros como associações de pescadores, Banco do Brasil, que financia e Conab. Existe toda uma articulação para que tudo que for produzido tenha sua venda automaticamente assegurada.
O superintendente se disse bastante preocupado com a situação dos pescadores de Patos, principalmente no quesito moradia. Informou que há projetos para a construção de residências dignas através do Ministério da Pesca. “Mesmo com problemas de orçamento, inicialmente teremos que construir pelos menos 50 moradias para os pescadores de Patos, além de ampliarmos financiamentos pelo Pronaf. A idéia do governo federal é distribuir recursos para quem precisa, invertendo prioridades e priorizando os pequenos”, adiantou.
Anísio anunciou que Patos será pioneiro no Sertão no projeto piloto que prevê a implantação de peixe na merenda escolar. Segundo ele, havia o empecilho dessa introdução alimentar nas escolas pelo receio de causar acidentes nas crianças através das espinhas do peixe. Mas já está garantida uma doação desse produto pela Conab. Outra iniciativa será a venda de peixes vivos à população, como forma desta ter a garantia de um alimento saudável em sua mesa, sem o risco de adquiri-lo deteriorado. Essa prática já acontece em dois postos instalados em João Pessoa e Campina Grande. Essa venda em Patos terá a participação direta da Colônia de Pescadores.
A pesca predatória foi um tema também discutido pelos pescadores de Patos com Anísio. Eles pediram fiscalização para coibir os falsos pescadores, que não respeitam as leis ambientais. Nesta quarta-feira o superintende de Aqüicultura e Pesca participa de uma aula inaugural no Município de Sousa. Lá fará relato das ações de sua pasta e os projetos que estão previstos para o Sertão.
Assessoria PMP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog