Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Prefeitura de Patos e Funasa vão desenvolver projeto para uso racional de água subterrânea


Apesar de ciente da importância da água, o homem pouco tem contribuído para a solução dos problemas resultantes de sua má utilização, usando-a de maneira extensiva, sem a mínima preocupação com suas limitações. Preocupada com esta situação a Prefeitura de Patos em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), está elaborando um projeto de educação para conscientizar a população rural para o uso racional da água dos poços artesianos.
Em Patos, município distante 302 km de João Pessoa, a Prefeitura perfurou poços artesianos em 22 comunidades rurais para o armazenamento de água da chuva, para o consumo humano e animal. Reinaldo Lourenço Cerpa (foto), integrante da equipe de educação e saúde da Funasa, esteve em Patos nesta quinta-feira (07), com o objetivo de desenvolver um programa local de uso racional da água. "O projeto consiste ainda, em medidas de higiene que a água propicia", disse Cerpa.
Lançamento em setembro
O projeto de educação para o uso racional da água no município de Patos vai ser desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Saúde; Meio Ambiente; Agricultura e Ação Social e as comunidades rurais, num trabalho inter-setorial. A previsão é de que o projeto seja lançado a partir de setembro, e a duração dele vai até a vigência do convênio com a Funasa. Este projeto deve envolver cerca de 40 profissionais, entre técnicos das secretarias municipais, agentes de saúde e professores. Para Reinaldo Lourenço Cerpa o grande desafio que o mundo enfrenta é o de sanar o problema da "escassez relativa" de água, provocada pela má distribuição. "Essa iniciativa visa a fixar o homem no campo, resgatando sua cidadania", finalizou Reinaldo.
De acordo com a Cartilha ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, os usos múltiplos da água podem ser classificados em duas categorias: Uso consuntivo: quando ocorre o consumo de água, ou seja, a quantidade de água retirada não retorna imediatamente, no mesmo local de onde foi retirada e na mesma quantidade; Uso não consuntivo: quando não existe consumo de água na atividade.

Ass. Imprensa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog