Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A entrevista dos candidatos de Patos pela Rede Paraíba

Phelipe Caldas - Jornal da Paraíba

Socorro Marques
A deputada estadual Socorro Marques (PPS) foi a primeira a ser entrevistada na sabatina que a Rede Paraíba de Comunicação realiza com os candidatos à prefeitura de Patos. Ela prometeu uma “campanha diferenciada” e garantiu que não vai entrar no jogo dos adversários. “Minha campanha vai ser pautada na ética e na decência, porque só quem perde é o povo com estas brigas paroquianas”, destacou.
Socorro frisou também que reconhece o fato de Patos ter crescido nos últimos anos, mas lamentou porque segundo ela “a cidade não tem crescido em todas as camadas”.Na seqüência da sabatina foram sorteados os temas que seriam discorridos pela candidata, e ficaram definidos segurança, turismo, cultura, agricultura, habitação, funcionalismo público, desemprego, corrupção e saúde.Sobre segurança, ela surpreendeu ao dizer que não tem nada a falar sobre o tema, porque “Patos ainda é uma cidade pacata, onde ainda dá para se morar com tranqüilidade”.
No quesito turismo, ele classificou a Cruz da Menina como sendo o único ponto turístico da cidade, que mesmo assim estava em decadência e sem nenhuma recuperação a vista. Ela criticou também o fato de a Festa de Pentecostes não ter o apoio necessário das autoridades municipais.Sobre a cultura patoense, Socorro disse que a cidade é “carente na área”, e prometeu trabalhar a favor deste setor. Como sugestão para a cultura local, ela diz que pretende transformar o ex-cinema São Francisco em um teatro municipal.Ao falar de agricultura ela voltou a surpreender, ao dizer que não tinha muito a dizer sobre o assunto porque a zona rural da cidade era pequena. Mas mesmo dizendo que “Patos é quase completamente urbana”, ela prometeu realizar convênios com o Sebrae para dar oportunidades ao povo.
Críticas à habitação
Em relação à habitação, ela criticou a “falta de auxílio” do setor público. Socorro disse que por várias ficou revoltada, indignada e emocionada com a condição subumana vivida no Cangote do Urubu e disse que a questão da moradia vive um “caos”.Já sobre o funcionalismo, ela disse que é estarrecedor o que se gasta com o servidor em Patos e disse que é necessário dar oportunidades para que a população tenha empregos no setor privado.E com este discurso, ela continuou a prosseguiu para o próximo tema, desemprego, e prometeu incentivar a micro e pequenas empresas. “São eles quem geram emprego e quem pagam imposto”, frisou. Sobre corrupção, Socorro Marques fez inúmeras críticas ao Governo Lula, classificado por ela como o responsável “pelo maior escândalo de corrupção descoberta no país”.
Finalmente, ele falou em saúde, e disse que os 36 PSFs da cidade são deficitários, e não atendem às necessidades do povo. Ela criticou a falta de médicos e prometeu construir a Casa de Saúde da Mulher.Passando para as perguntas feitas pela platéia, ela disse que o povo não se arrependerá se ela for eleito, e defendeu a revitalização do Rio Espinharas.
Ela quer também criar um distrito industrial calçadista para combater o declínio do comércio patoense. Ela finalizou denunciando o descaso das autoridades municipais, e disse que a cidade perdeu a faculdade de medicina por decorrência do descaso. “Patos precisa mostrar que está viva”, finalizou.

Dinaldo Wanderley

O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) foi o segundo pleiteante ao cargo de prefeito de Patos a ser sabatinado pela Rede Paraíba de Comunicação, em evento que aconteceu hoje na Câmara Municipal da cidade.
O parlamentar disse que é candidato porque seu plano para a cidade não se esgotou em oito anos (numa referência aos dois mandatos de prefeito que ele teve entre 1997 e 2004) e porque “Patos pode ser melhor”.Ele prometeu trabalhar pelo atendimento médico de qualidade e disse que não admite ver crianças fora da escola.
No momento em que os temas a serem debatidos começaram a ser sorteados, o primeiro que saiu foi educação. Ele declarou que vai criar cursos profissionalizantes na cidade e reabrir as 27 escolas noturnas criadas por ele e que hoje se encontrariam fechadas. Dinaldo defendeu ainda “universidade para todos”, qualificar professores e criar novas creches.
Resgate do São João
O tema seguinte foi cultura, e neste assunto ele lembrou o resgate do São João na cidade feita em suas duas primeiras gestões. Prometeu também criar a Semana do Folclore e o Festival de Violeiros. Novo sorteio e ficou definido que o próximo assunto seria saneamento básico. Dinaldo disse que era um absurdo o fato da terceira maior cidade da Paraíba ser apenas 12% saneada, mas prometeu realizar convênios com o Governo do Estado para mudar esta realidade. O tema seguinte foi desemprego, e neste ponto ele defendeu a redução de taxas de imposto para comerciantes e industriais para incentivar a contratação de novos empregados.
Escola profissionalizante
Ele disse também que vai criar escolas profissionalizantes e criticou o fato de que apenas 1/5 destas escolas deixadas por ele continuam abertas. Ainda sobre a geração de emprego, ele garante que vai incentivar a vinda de novas indústrias para a cidade, criar um pólo calçadista e construir um terceirão para abrigar os camelôs. Sobre a saúde (o tema seguinte sorteado), ele prometeu ampliar o Programa Saúde da Família em Patos e criticou a demora que o povo passava para poder se atendido hoje em dia. Ele prometeu ainda construir um Centro de Referência aos Portadores de Deficiência e ampliar a frota do Samu.
Foi neste momento que aconteceu a maior polêmica no recinto. O candidato se referiu como sendo o responsável pela instalação da Samu em Patos, o que foi imediatamente desmentido por partidários de Nabor que estavam na platéia. O jornalista Arimatéia Sousa, mediador da entrevista, teve que intervir.
Ainda na parte da entrevista em que o candidato fala de temas sorteados, Nabor discorreu sobre segurança pública, e prometeu reforçar políticas sociais que amenizem a violência na cidade. Ele defendeu, por exemplo, a reorganização da guarda municipal e a criação de uma Academia de Treinamento Especial para os agentes municipais.Sobre a área do turismo, ele lembrou do “São João de Patos é Bom Demais”, e disse que vai realizar novas ações no Parque Cruz da Menina.
Na área do esporte, ele defende construir campos de futebol para desenvolver o esporte e ajudar financeiramente os clubes profissionais de Patos.

Isaac Newton

O terceiro entrevistado da manhã de sabatinas desta quinta-feira (7), realizada em Patos pela Rede Paraíba com os candidatos a prefeito da cidade, foi o professor Isaac Newton, que desde o início de sua fala colocou como prioridade absoluta de sua gestão a realização de concursos públicos para acabar por completo com os cargos comissionados no município. Evocando sempre Deus e se dizendo a serviço dele, o candidato disse que a presença de cargos comissionados na política é uma nova forma de escravidão, pelo fato do trabalhador ser cobrado no período eleitoral. “Ou a pessoa faz campanha para o candidato ou é demitido. Eu quero chegar para o funcionário público e dizer que ele é livre, por ter conquistado com méritos próprios seus empregos”, destacou.
Concurso público
Na discussão de temas sorteados, o primeiro abordado foi o turismo. Ele defendeu a realização de festas populares e a diversificação dos tipos de eventos a serem realizados. Em relação ao desemprego (outro tema sorteado), ele falou da “corja de políticos” que faz a “política do atraso”, obrigando os trabalhadores a se humilharem para ir atrás de empregos. “Os prefeitos só querem ajudar seus amiguinhos”, frisou. Sua aversão aos cargos comissionados é tão grande que ele prometeu acabar com os cargos de subsecretários e disse que só não realizava concurso público para secretário porque a lei não permitia.
O outro tema discutido foi a cultura, e nesta área ele defendeu incentivos para o artesanato, e citou o prefeito pessoense Ricardo Coutinho para dizer que tem condições de trabalhar pela cidade. “Se o político não levar o dinheiro para casa, dá para fazer”, garantiu.Sobre a questão do funcionalismo público, ele voltou a prometer o fim dos cargos comissionados em Patos e disse que vai realizar concursos na cidade.Mais um sorteio, e o assunto da vez foi agricultura. Ele criticou as inúmeras promessas feitas pelos políticos patoenses nos últimos vinte anos, que falavam em fazer agricultura familiar, mas que nunca fizeram nada na prática.
Corrupção
Já sobre corrupção, ele foi enfático ao dizer que não acredita que ela acabe no Brasil. E acabou citando o senador Cícero Lucena para defender sua tese. “Se o prefeito confraria foi eleito senador, o que mais podemos esperar?”, questionou. Para ele, o exemplo de honestidade que deveria ser seguido pelos demais políticos é o ex-governador Antônio Mariz.
Sobre a saúde, ele se resumiu a dizer que irá priorizar esta área em sua gestão, e no quesito segurança (último item sorteado) ele disse que não irá esperar a ajuda estadual para agir. “É bom ser ajudado, mas se o Governo do Estado não fizer nada não iremos esperar”, declarou. Em suas considerações finais, ele se disse satisfeito com a campanha e mandou um recado para os adversários: “Nenhum político safado ou vagabundo vai me calar”, concluiu.

Nabor Wanderley

O prefeito Nabor Wanderley, último entrevistado pela Rede Paraíba de Comunicação na série de entrevista com os pleiteantes à Prefeitura de Patos, declarou que é candidato a reeleição para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na cidade e para que “Patos não retroceda para tempos que envergonhavam sua população”.
Em relação ao “trabalho que já vem sendo feito”, Nabor citou a restauração de praças públicas, o respeito ao funcionalismo público, o desenvolvimento da cidade, o orçamento participativo, entre outras que, segundo ele, vem fazendo de Patos uma potência sertaneja que atrai hoje pessoas de 40 municípios que convergem para a cidade. “A auto-estima do povo patoense está hoje elevada. O povo de Patos hoje tem um novo semblante, que mostra o orgulho que ele tem pela sua cidade”, declarou.
Iniciado o sorteio dos temas a serem abordados pelo candidato, Nabor Wanderley começou falando sobre cultura. Ele admitiu que o setor cultural da cidade precisa de um apoio bem maior do que já vem sendo dado por ele, mas explicou que quando assumiu a prefeitura este investimento era nulo.Nabor citou também as obras realizadas por ele em sua primeira gestão, e falou na construção do Centro de Cultura, de bibliotecas de bairros, do resgate da Festa Universitária de Patos e do melhoramento das festas juninas. Para o segundo mandato, ele promete realizar o Fundo de Cultura, construir um teatro já em 2009 e a instalação de palcos com conchas acústicas nas praças para a realização e pequenos shows.
Habitação
Sobre habitação, ele disse que o compromisso de sua campanha anterior era construir 500 casas populares, e conseguiu entregar 471 casas. “Praticamente cumprimos nossa meta, e faremos muito mais no segundo mandato”, destacou, citando um conjunto habitacional com 300 casas para os servidores municipais, “a fim de diminuir o déficit histórico registrado”. O outro tema discutido por Nabor foi corrupção, e neste momento ele fez uma referência que pode ser entendida como direcionada ao seu adversário Dinaldo Wanderley, mesmo que não tenha citado o seu nome. “Não podemos permitir que corruptos voltem à Prefeitura de Patos”, disparou ele. Sendo que Dinaldo é o único ex-prefeito de Patos que disputa a eleição em 2008. “Quem já fez (atos de corrupção) uma vez, vai fazer de novo”, completou.
Sobre desemprego, o atual prefeito disse que toda a sua administração é voltada para sanar este problema, e que a atração de investimento para a cidade é prioritária nesta área. Ele citou algumas empresas que se instalaram em Patos nos últimos anos e falou de seu desejo em realizar novas parcerias com o Estado e com o Governo Federal.O outro tema levantado por Nabor Wanderley foi a agricultura, e ele disse que mesmo sem ser o forte na economia local, a Prefeitura faz a sua parte para permitir que o homem do campo possa se manter na terra. Ele citou, por exemplo, parcerias com a UFCG para a melhoria de caprinos e o Programa de Aquisição de Alimentos que compra a produção do pequeno agricultor.
Saneamento
Em relação ao saneamento, o prefeito disse que Patos tem apenas 6% de sua área saneada, e admitiu que a Prefeitura não tem dinheiro para realizar este tipo de obra. Nabor, no entanto, garantiu que vai a Brasília para tentar buscar recursos para tais obras.Sobre funcionalismo público, ele disse que tem atenção especial com o pagamento em dia e disse que até a previdência municipal paga seus aposentados sem atrasos. Para ele, fazer isto é uma questão de respeito, e seria também por isto que ele prometia criar um cronograma de pagamento dos precatórios.Sucessor de seu adversário Dinaldo Wanderley na Prefeitura de Patos, ele aproveitou o tema para dar nova cutucada no outro candidato. “Administrador que atrasa salário deveria ser banido da política. Nós não só pagamos em dia o servidor, como pagamos os salários atrasados deixados pelo nosso antecessor”, declarou.
Educação
O último tema sorteado foi educação, e neste setor ele elegeu como prioridade a capacitação e a contratação de professores. O primeiro seria realizado a partir do projeto “Universidade Aberta” e o segundo via concurso público. Ele prometeu ainda construir creches nos bairros que ainda não têm e disse que já vem realizando melhorias na infra-estrutura das escolas.Na parte das questões feitas pela platéia, ele prometeu atrair mais investimentos para a cidade, e maior investimento no desporto. “Construímos 12 campos de futebol para a prática esportiva, e vamos construir mais 15”, lembrando que investiu no futebol profissional e quer agora construir núcleos esportivos nos bairros com a participação de professores de educação física.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog