Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Patos terá Conselho Municipal do Idoso


Patos deverá ser o quinto Município paraibano a implantar o Conselho Municipal do Idoso. O ponta-pé inicial para que isso venha a ocorrer foi dado ontem através de uma reunião na Casa dos Conselhos, da qual participaram representantes da sociedade civil e governo municipal. A necessidade de criação do Conselho do Idoso partiu dos relatos daqueles que acompanham o dia a dia do público senil. Segundo Francisca Vasconcelos, presidente da Casa dos Conselhos Municipais, a discussão foi bastante oportuna. “A representatividade presente nessa reunião mostrou que o Conselho do Idoso vai ser formado e efetivado com muita qualidade”, enfatizou Vasconcelos.
Ela lembrou que muitas pessoas não aprenderam a lidar com a pessoa idosa, não tem a devida solidariedade e isso se configura como um dos principais problemas vividos pelas entidades, a exemplo da Pastoral do Idoso, Associação do Idoso, Creas, enfim, que lutam com a proposta de facilitar e melhorar a vida desse público em questão. “A criação do Conselho vai permitir que possamos sentar, sociedade civil, governo, para discutir qual a melhor política e prioridades a ser direcionadas ao idoso de Patos”, adiantou.
Francisca informou que existe uma determinação do Ministério Público da Paraíba para que os municípios assumam seu papel com políticas direcionadas ao idoso. A partir deste mês começa uma campanha nesse sentido, estimulando os municípios a criarem seus conselhos municipais do idoso, até porque existem apenas quatro funcionando em nosso Estado. “Somos pessoas responsáveis e estamos tomando a iniciativa de criarmos nosso conselho e não ficar esperando que aconteça sob pressão”, comentou Francisca.
Na próxima terça-feira acontece nova reunião, quando as entidades vão receber cópia da criação do Conselho de Patos, para que analisem a proposta. O próximo passo será a entrega do documento para que o Executivo o encaminhe em forma de projeto de lei para a Câmara Municipal.

foto:forumdoidoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomara que vocês fiscalizem mais as condições de vida dos idosos do abrigo do São Sebastião.É uma vergonha as condições de vida precárias em que eles vivem,maus tratos, abandono..é uma vergonha!!!

Arquivo do blog