Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pólio e rubéola: Secretaria Estadual abre neste sábado campanha de vacinação


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, na manhã deste sábado, 9, a abertura da campanha de vacinação contra Pólio e Rubéola. Esta é a segunda etapa contra a Pólio e a de prevenção contra Rubéola. O secretário estadual da Saúde, Geraldo Almeida, abre as duas campanhas no Centro Turístico Tambaú, na orla marítima de João Pessoa. Contra a Rubéola a meta da SES é imunizar mais de 1 milhão de pessoas entre 20 a 39 anos na Paraíba. Para tanto, está sendo preparada uma mega mobilização. Simultaneamente à Campanha contra a Rubéola, a Paraíba também estará realizando a segunda etapa de vacinação contra a Pólio.
Meta é imunizar 1,6 milhão
Para as duas campanhas, o Governo do Estado vai colocar mais de 1,5 mil postos de vacinação a disposição da população paraibana. “A nossa meta é imunizar 1,6 milhão de paraibanos contra essas duas doenças”, explicou o coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque ao destacar que no caso da Rubéola os dois objetivos principais são eliminar a circulação do vírus da rubéola e evitar a síndrome da rubéola congênita são os objetivos da campanha que se estende até mês de setembro.
Estão disponíveis 1,5 milhão de doses da vacina contra a rubéola, podendo a população encontrá-las nos postos de saúde fixos e volantes, hospitais, entre outras unidades. Mais de 5 mil profissionais estarão atuando nesse esforço em favor da vida. Para a Pólio, o Ministério da Saúde enviou 500 mil doses. Essa será a maior campanha realizada no mundo e o Brasil é o último país do continente americano a realizar a mobilização contra rubéola que deverá atingir 70 milhões de brasileiros.
O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Almeida, faz um pelo para que os homens também participem da campanha, “pois do surto que aconteceu no ano passado na Paraíba, 67% dos casos foram da classe masculina na idade de 20 a 39 anos e como a única forma de prevenção da doença é tomar a vacina, esperamos que as pessoas enquadradas na faixa etária exigida colaborem com a mobilização a fim de atingirmos a meta”, destaca.
Cuidados
A única restrição da vacina contra a rubéola é para as pessoas que estejam tomando imunossupressores e as gestantes, que no primeiro caso deverão receber a dose após a suspensão dos medicamentos, e no segundo caso, após o parto. “As mulheres que tiveram pós-aborto deverão tomar a vacina”, lembra o Secretário Geraldo Almeida. A rubéola é uma doença viral, exantemática, aguda e de alta contagiosidade, caracterizada por febre e exantema (manchas vermelhas pelo corpo).
50% das pessoas com rubéola não apresentam sintomas e 50% apresenta manchas avermelhadas, inicialmente na cabeça e em seguida pelo restante do corpo, além de ínguas por trás das orelhas e coluna cervical, febre baixa, conjuntivite e dores no corpo, principalmente, no caso das mulheres, nas juntas.
Patos
No Município de Patos todas as unidades de saúde do PSF, além de postos volantes, vão funcionar para receber a população. Contra a rubéola a faixa etária principal a ser atingida é ados 20 a 29 anos, em que a incidência da doença é mais acentuada, especialmente o público masculino, que apresenta maior rejeição à vacina, segundo a coordenadora de imunização local, Anne Crhistina. As crianças com menos de cinco anos vão recber a segunda dose de pólio, vacina que previne contra a paralisia infantil. Mesmo o Brasil tendo erradicado a doença existe nações em o vírus está presente, sendo importante que nenhuma criança deixe de ser imunizada.
garimpando com Ascom
Foto:www.aquidauananews.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog