Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 6 de julho de 2010

Curso do MEC reúne no IFPB profissionais de 14 instituições



Reunindo profissionais de 14 instituições federais das cinco regiões do país, foi aberto, no Campus João Pessoa do IFPB, na manhã dessa segunda-feira, 5 de julho, o I Curso de Formação de Avaliadores do Programa Certific na área de Pesca e Aqüicultura. A Rede Nacional de Certificação e Formação Inicial e Continuada (Certific) é um programa dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego voltado para a qualificação de trabalhadores brasileiros. A meta é capacitar e favorecer a inclusão no mercado de 10 mil trabalhadores brasileiros, inicialmente. O curso, que será realizado na Capital paraibana até a sexta-feira, discute as novas metodologias para atender esses trabalhadores.
O reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista Oliveira, destacou o quanto o Certific é um programa desafiador porque faz os profissionais da academia repensarem os modos de avaliar os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho, mas sem ter uma formação documentada, formal. “Já era tempo de pensarmos políticas de crescimento profissional para quem vive na economia informal”, lembrou.
A coordenadora geral da Rede Certific, Sônia Costa, destacou que já foram capacitados 300 profissionais de Eletrônica, Eletrotécnica, Construção, Turismo e Música. Sônia, que é coordenadora de Legislação e Certificação do MEC, destacou que os projetos da área de Pesca constituem o maior Programa do Certific porque envolve 14 instituições. “O Certific, como um todo, envolve 19 Institutos Federais e três Escolas Técnicas vinculadas à Universidade e é mesmo de inclusão social porque lidamos com a elevação de escolaridade e complementação de saberes. É um diferencial porque faz a certificação de modo gratuito”, frisou.
Edmar Moraes, coordenador geral de Pesca, Portos e Navegação, setor criado dentro do Ministério da Educação para a Política de Formação Humana na área de Pesca Marinha, Continental e Aqüicultura Familiar, foi o primeiro palestrante do evento. “O programa é importante porque estimula a academia a ter uma atitude dialógica com o conhecimento empírico dos trabalhadores”, ressaltou, lembrando os desafios da área de pesca.
Representando a Federação dos Trabalhadores da Pesca da Paraíba, Johny Early destacou que, nos últimos seis anos, o Governo Federal desenvolveu ações mais próximas do setor. “A pesca era uma atividade esquecida”, disse. Participaram da solenidade de abertura no auditório professor José Marques, a coordenadora nacional do Proeja, Vânia Nóbile; o Capitão dos Portos na Paraíba, Paulo Santos de Oliveira; a coordenadora do Centro de Referência em Navegação da Paraíba, professora do IFPB, Margareth Rocha; além das representantes na Paraíba, da Superintendência da Pesca, Ayla Negreiros, e da Receita Federal, Mara Rúbia. A abertura do evento teve a apresentação do Grupo de Sax do IFPB e do Grupo de Teatro da instituição.
Além de professores, o Seminário reúne pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. Entre os temas, estão a alfabetização e a economia solidária. A etapa de Eletroeletrônica também foi realizada no IFPB. Além de projetos para qualificar trabalhadores na área de Pesca, em Cabedelo, o IFPB também vai ficar à frente de cursos na área de Eletroeletrônica, como Eletricista Instalador Predial e Eletricista de Redes de Distribuição, a serem executados em João Pessoa, e ainda no Campus Campina Grande, o projeto aprovado foi de construção civil. No Certific, cada turma tem 30 alunos e os cursos são em torno de 1360 horas. Há parceria firmada com as Prefeituras no Programa de Educação de Jovens e Adultos, para ser ofertado o Ensino Fundamental.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog