Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Patos realiza Dia da Agricultura Familiar



A Prefeitura de Patos, juntamente com vários parceiros, a exemplo do Banco do Nordeste, Emater, Embrapa, Sebrae, dentre outros, realiza no próximo dia 20 deste mês o Dia da Agricultura Familiar, no ginásio O Rivaldão. O evento, que contará com a presença do prefeito Nabor Wanderley, acontecerá das 7h30 às 16h30.
O objetivo central do acontecimento é apresentar ao público os principais produtos oriundos da agricultura familiar. Para isso haverá uma exposição na parte interna do Rivaldão. Os participantes poderão assistir a palestras abordando temas diversos como o PAA – Programa Aquisição de Alimentos, linhas do Pronaf, apresentações culturais e conhecer serviços oferecidos pelas entidades. A estimativa é de que mais de 1.500 pessoas de Patos e região, para quais haverá café da manhã e almoço, segundo informou o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos Lima.
A Secretaria Municipal de Agricultura aproveitará o Dia da Agricultura para lançar o programa Patos Verde, que visa dar continuidade à arborização da cidade. A meta é distribuir com a comunidade inicialmente 5 mil mudas de árvores, frutíferas e que ofereçam sombra.
Um tema que deverá ser bastante debatido nesse encontro será estiagem deste ano, já que apenas um terço do índice pluviométrico regular foi registrado este ano, o que provocou queda da safra, atingindo todas as comunidades rurais. As consequências são visíveis na feira livre, com preços dos produtos nas alturas. Hoje, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, o evento foi discutido.
A Emater e Secretaria de Agricultura de Patos já iniciaram um trabalho de coleta de informações sobre os prejuízos causados ao homem do campo pela falta de chuvas. Relatórios serão encaminhados ao Estado e Governo Federal. O Seguro Safra, que hoje possui cerca de 525 cadastrados em Patos, tem sido um dos importantes auxílios para o produtor rural, que em janeiro de 2011 receberá o valor de R$ 600,00 pelo seguro.
Com 106 poços artesianos perfurados, construção de passagens molhadas, recuperação de 208 quilômetros de estradas, construção e recuperação de açudes, são algumas ações levadas pelo governo municipal nos últimos anos ao homem do campo.
 Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog