Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de março de 2010

Patos, 40 graus!


Muitos brincam, com certo humor negro, que o estado do Piauí é o estágio obrigatório para quem tem como destino o inferno, isso devido às altas temperaturas registradas durante o ano. No Sertão paraibano o forte calor dos últimos dias, beirando os 40 graus em determinados horários, vem causando muitos transtornos para a população e preocupação dos órgãos de saúde pública.
No Hospital Regional de Patos é intenso o revezamento de idosos, uma das principais vítimas do intenso calor, na sala amarela, local em que o paciente necessita de atendimento rápido, e o oxigênio tem sido um dos maiores aliados. A cidade de Patos, no termômetro localizado em frente à Prefeitura, chegou a registrar 41 graus às 15h30. Operários da construção civil, de olarias, carvoarias, na produção agrícola ficam bastante expostos e os cuidados com a proteção solar devem ser redobrados.
Em Patos alguns depósitos de água mineral, devido a intensa demanda, deixam de atender a clientela pela falta do produto. As lojas vendem seus estoques de ventiladores com facilidade. Apesar do valor ainda elevado, o ar-condicionado tem ganhado mais espaço nas residências e locais de trabalho.
As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crônicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor. Abaixo os grupos de pessoas mais vulneráveis ao calor.
Crianças nos primeiros anos de vida
Pessoas idosas
Pessoas com doenças crônicas − cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo, etc.
Pessoas acamadas
Pessoas que tomam medicamentos anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, etc.
Pessoas com problemas de saúde mental
Pessoas obesas
Trabalhadores manuais muito expostos ao calor
Pessoas que vivem em casas com más condições
Efeitos Graves do Calor Sobre a Saúde
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar; também pode acontecer que o mecanismo da sudação não provoque o desejável abaixamento da temperatura corporal. Neste caso, uma alta temperatura corporal e um grau excessivo de desidratação podem provocar danos irreversíveis no cérebro ou noutros órgãos, ou até conduzir à morte.
Em situações de exposição intensa e continuada ao calor, podem ocorrer perturbações no organismo, nomeadamente cãibras, esgotamento pelo calor,  e golpes de calor, situações que, pela sua gravidade, podem implicar o recurso a cuidados médicos de emergência.
Esgotamento Devido ao Calor
Esta situação é devida à perda excessiva de líquidos e sal através da transpiração. É uma situação grave em pessoas idosas e pessoas com hipertensão arterial.
Os sinais e sintomas mais frequentes no esgotamento pelo calor são: forte transpiração, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas (enjoos), vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e rápido, e respiração rápida e superficial.
Marcos Eugênio - pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog