Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mutirão para retirar lixo do Pico mais alto da Paraíba



Faltam apenas quatro dias para a realização do Mutirão do Pico do Jabre, uma dos principais patrimônios naturais do Estado. O evento será realizado na terça ( 31) e abrirá a agenda ambiental do Instituto Jabre, uma ONG que trabalha com ações socioambientais em parceria com a Prefeitura Municipal de Maturéia.
O Pico do Jabre que é o mais alto da Paraíba e segundo do Nordeste com 1.197 metros de altura, é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente uma das reservas ambientais mais importantes do Brasil em biodiversidade.
Existem três índices para medir a riqueza natural das áreas de conservação brasileira pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA): Alta, Muito Alta e extremamente Alta. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Pico do Jabre foi enquadrado no índice Extremamente Alta, pois possui espécies endêmicas, ou seja, exemplares da fauna e flora que só existem aqui e que merecem um estudo botânico e monitoramento ambiental para que essa riqueza não desapareça e não comprometa o ecossistema brasileiro.
Para o Mutirão foram confirmadas a participação de uma equipe de geólogos e técnicos da Sudema, integrantes do Pro-jovem, Grupo Cobras que trabalha com Escalada de Teixeira, garis da Prefeitura, prefeito do município, professores, agricultores, estudantes da Escola Pública Municipal Maria Tâmara e demais voluntários da ONG.
O evento será realizado a partir das 07h00 com o transporte dos voluntários para a Unidade de Apoio do Instituto Jabre, localizada na base do Pico do Jabre. O local que foi danificado pela ação de vândalos, foi reformado parcialmente para atender aos visitantes. Neste local, haverá a concentração das pessoas que irão colaborar com a limpeza ambiental do parque. Em seguida, os participantes irão subir com apoio da equipe de garis para recolher manualmente ou com apoio de ganchos de ferros o lixo em áreas mais distantes da mata, depois o carro da Prefeitura recolher os entulhos e encaminhar para o depósito de lixo público.
No Pico, sob o som de MPB com temas ambientais haverá distribuição de lanche, sorteios educativos de brindes ecológicos para os estudantes e a avaliação sobre os danos causados pelas intervenções das antenas e danos a natureza no Parque Ambiental.
Esse será o primeiro evento na área, mas o Instituto Ambiental irá fazer uma série de programações de conscientização e recuperação da área ambiental até que o processo de desapropriação seja concretizado e as empresas de telecomunicações passem a contribuir e colaborar para reduzir as agressivas intervenções que comprometem o Parque ambiental.

Renata Dantas (Assessoria)
Fotos: garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog