Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 27 de novembro de 2007

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER



Dr. Inácio Andrade Torres*

Hoje, 27 de novembro, é o dia nacional de combate ao câncer, essa doença silenciosa, mas que tem cura quando tratada logo no início. Se repararmos nas estimativas do Ministério da Saúde, não é uma data que deva ser comemorada por enquanto, pois segundo as mesmas, até dezembro desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer.
Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos, seguindo-se pelos cânceres de estômago com 22.330, de pulmão com 20.835, de próstata com 20.820 e de colo de útero com 16.270.
Ressalte-se que, embora o câncer de mama apresente o maior número de casos, o câncer de pulmão é o que mais mata, pois somente neste ano acarretará 15.145 mortes. Em seguida, vêm as vítimas de tumores de estômago 10.765, mama 8.670, próstata 7.320 e intestino 7.230.

Conscientização

Repitamos com ênfase, o câncer tem cura. No Brasil, a grande dificuldade para enfrentar a doença é conscientizar o povo e os próprios trabalhadores da saúde e da educação sobre a importância da prevenção. Todos os cânceres humanos - mesmo os que registram maior número de casos e de mortes - podem ser prevenidos, logo permitem um enfrentamento que possa reduzi-los consideravelmente. Para isso, contribuem algumas medidas simples e baratas, como por exemplo, o auto-exame e a informação correta, consideradas hoje como boas armas no combate ao câncer.
Atualmente, sabe-se que a maioria dos cânceres associados à alimentação pode ser prevenida. Isso também vale para todos os cânceres causados pelo fumo ou bebidas alcoólicas. Exames específicos regularmente realizados na Unidades de Saúde da Família/UFS pelos profissionais de saúde são relevantes para a prevenção.Num simples exame desses pode ser detectado um câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, boca, língua, lábio, testículo ou pele em sua fase inicial, sendo portanto possível seu tratamento e cura total.
Uma medida que o tempo todo insistimos para que as pessoa façam é o auto-exame.O auto-exame da boca, da mama, da pele, dos testículos é uma estratégia simples e relevante para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
É útil lembrar também, que embora na prática, a ocorrência de câncer aumente com a idade, não se pode dizer que jovens não venham a ter a doença. Existem os cânceres que ocorrem mais na infância, porém, hoje, algumas modalidades (cite-se como exemplos os cânceres de mama, de boca e de estômago) que antes apareciam após os 50 anos, têm sido registrados casos em pessoas muito mais jovens. Recentemente, Edílson Buba, ex-Big Brother Brasil, 34 anos, morreu vítima de um câncer no abdome.

Prevenção

Quanto à prevenção dos cânceres é bom seguirmos o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Para tumores de mama e de estômago, uma alimentação correta seria o melhor fator de proteção. O repolho, por exemplo, possui INDOL, um grupo de substâncias ricas em vitaminas C e E; e do Betacaroteno (vitamina A), que previne o câncer de mama. Noutras palavras, podemos dizer que a alimentação correta previne o câncer de mama.
Mulheres que se exercitam pelo menos três vezes por semana e cuidam da alimentação têm 30% a menos de chance de desenvolver a doença. Por outro lado, as terapias de reposição hormonal aumentam as chances de surgimento do câncer de mama, razão pela qual devem ser realizadas sob rigoroso acompanhamento médico ou até mesmo evitadas.Quanto a relação câncer de mama e obesidade, nada existe de comprovado cientificamente. Esse mesmo argumento é válido para os casos relacionados ao aparecimento da doença em mulheres que amamentam ou amamentaram.
Já o câncer de pulmão tem como principal fator de risco o fumo, que é o responsável por 90% dos casos. Assim, não fumar é a melhor forma de não se desenvolver o câncer de pulmão. Um lembrete importante: os fumantes devem, através da tomografia em espiral, fazer controle periódico do pulmão. Esse exame permite detectar a doença ainda no início.
O Câncer de boca tem como fatores de risco mais importantes o fumo, o álcool e exposição excessiva ao sol. Prevenir é não deixar que a doença aconteça, logo para evitar o câncer bucal a melhor receita é deixar de fumar, de beber, proteger-se contra os raios do sol e executar o auto-exame da boca.

Diagnóstico

Muitos casos de câncer de estômago poderiam ser evitados se as pessoas levassem mais em conta sinais de alerta que sentem, como má digestão, asia e indisposição. Na presença desses sinais, procurar logo a Unidade de Saúde da Família/USF para uma consulta, pois às vezes trata-se de uma úlcera maligna que acaba cicatrizando com auto-medicação, mas que depois volta de forma avançada e agressiva.
Para o diagnostico precoce do câncer de próstata nada melhor que o toque retal. A partir dos 45 anos de idade, o homem deve fazer esse exame regularmente. Nesse exame são avaliados a próstata, o reto e o intestino. Cerca de 22% dos cânceres de intestino podem ser alcançados pelo dedo e detectados mais cedo com o toque retal. O câncer de colo do útero é o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Provocado principalmente pela presença do Papilomavirus Humano/HPV, que é sexualmente transmissível, a prevenção desse tipo de câncer está intimamente ligada à prática do sexo seguro, daí considerar-se o uso do preservativo masculino ou feminino como aliado forte para a prevenção e combate desse tipo de câncer. Por se tratar de uma doença de localização interna, o aparecimento das primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer de colo do útero propriamente dito, muitas vezes podem demorar até 10 anos. Por isso que o exame ginecológico e o Papanicolau são tão importantes para a prevenção desse câncer.
Aproveitamos o ensejo para registrar com muita tristeza a notícia escandalosa divulgada ontem no Fantástico, onde entidades corruptas da região sul e sudeste do país, gerenciadas por indivíduos desonestos, aproveitando-se da boa vontade de pessoas piedosas, utilizavam-se do sistema telemarketing para, em nome do câncer, extorquir quantias vultosas de dinheiro.
Por fim, lembramos que apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada junto ao povo, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início. Como em toda batalha, para vencermos o inimigo, precisamos conhecê-lo bem. Saber de sua capacidade de invasão, sua estratégia de ataque. Saber seus pontos fortes e como fazer para evitá-los e vencê-los.Com o câncer não é diferente. Ajamos em tempo e, com fé em Deus e nos bons profissionais, sairemos vitoriosos.

* Dr.Inácio Andrade Torres – é estomatologista, sanitarista, cirurgião buco-facial e professor da UFCG.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde! estou com um caroço no abdome ele me encomoda muito chega até doer, já fui no médico bati uma ultra e apareceu um caroço. só que não me derão um diagnostico esclarecendo o que pode ser.Gostaria de saber qual o médico que devo oreocurar.e se relmente o meu caroço pode ser um câncer.aquardo a resposta!Carla

Arquivo do blog