Numa operação surpresa, agentes do Ibama fizeram a apreensão de 80 aves silvestres na feira da troca, na cidade de Patos, hoje pela manhã. Dentre os animais havia curió, pêga (em processo de extinção), canários, sabiás, concris e outras espécies. Além das aves, foram apreendidas vinte gaiolas. Duas pessoas foram detidas, Francisco de Assis Soares e José Tomás de Lima. Eles foram levados à 5ª Superintendência de Polícia Civil, onde foi feito o flagrante e autuados por tráfico de animais silvestres, cuja pena varia de 6 meses a um ano, podendo ser revertida em multa, serviços prestados à comunidade ou doação de feiras aos carentes.
O Ibama vem realizando um trabalho constante na região que vai de Patos a Conceição, segundo o técnico ambiental Ariosto de Figueiredo. O objetivo é fiscalizar atos de queimadas e desmatamentos, que estão exisitindo em grande escala no Sertão, principalmente nas localidades de Itaporanga e Conceição, bem como verificando a licença ambiental de um série de empresas. O órgão de proteção ao meio ambiente em nosso estado, apesar do pequeno número de fiscais, vem conseguindo fazer importantes apreensões. Os locais onde se configura tráfico mais intenso de animais silvestres têm sido nas feiras de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e Cajazeiras.
As aves apreendidas não foram levadas de imediato para ser soltas na Fazenda Tamanduá, que mantém parceria para receber em sua reservas os animais. Os animais foram transferidos antes para a sede do órgão em João Pessoa para os devidos cuidados veterinários.foto:jc.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário