Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Fetag realiza conferência territorial


A Fetag realiza em Patos nesta quarta e quinta-feira a Conferência Territorial da regional. Diversos setores sociais, de entidades da sociedade civil e de órgãos públicos federais, estaduais e municipais vão participar desse evento, que visa a construção e implementação de um novo projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil.
Dentre os temas tratados tendo como o foco o setor rual, estão: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade
As conferências territoriais preparatórias devem reforçar o ponto de vista demográfico que reconhece que o Brasil Rural é composto por cerca de 52 milhões de pessoas, ou seja, representa 30% da população total do País. Considerando-se os critérios de ruralidade, 4.481 municípios (80,5% do total de municípios brasileiros) podem ser classificados como rurais, na medida em que grande parte das atividades sociais, econômicas, políticas e culturais possuem uma acentuada interdependência com as atividades rurais.

Perfil da agricultura familiar

A potencialidade da chamada agricultura familiar pode ser vista num estudo recente realizado pela FAO e pelo INCRA constatando que 85% do número total de estabelecimentos rurais estão dentro do perfil de estabelecimento familiar, algo em torno de 4.139.369 propriedades. Esse segmento ocupava uma área de 107 milhões de hectares, equivalendo a 30,5% do total da área rural. Por sua vez, existiam 554.501 estabelecimentos tipificados como patronais, representando 11,4% do total de estabelecimentos, que ocupavam quase 68% da área rural brasileira, cerca de 240 milhões de hectares.
A concentração de terra no Brasil fica evidente com esses números.Os dados do MDA dão conta ainda de que o segmento da agricultura e produção familiar é responsável por mais de 60% dos alimentos básicos consumidos pela população brasileira, contribuindo para garantir o abastecimento interno e a estabilidade nos preços. Estudo feito pela FIPE/NEAD-MDA (2007) demonstra, ainda, que em 2005 a participação das cadeias produtivas da agricultura familiar representou cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e um terço do total do PIB das cadeias produtivas agropecuárias.

DA AI com garimpandopalavras
foto:www.upeclube.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog