Itaporanga foi um dos 25 municípios brasileiros vencedores da 4ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concurso promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero, que receberão o prêmio no próximo dia 25, às 12h30, no Hotel Blue Tree, em Brasília. As categorias de premiação de cada um dos 25 vencedores serão reveladas durante a cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de dona Marisa Letícia da Silva, presidente de honra da Ação Fome Zero, além de ministros e empresários associados à ONG. Neste ano, concorreram 751 municípios. O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Gestão criativa
O objetivo é destacar dirigentes municipais que realizam gestões criativas e responsáveis do programa e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras. É uma das ações do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo geral é contribuir para que os recursos públicos previstos no PNAE sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias ao desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino brasileira. O processo de avaliação dos candidatos dura oito meses e os municípios inscritos são avaliados de acordo com quatro indicadores: desempenho financeiro, eficiência nutricional, participação social e desenvolvimento local. No desempenho financeiro, leva-se em conta o valor desembolsado pelo município, em relação ao que é transferido pelo FNDE, e o custo médio das refeições. Para avaliar a eficiência nutricional, verifica-se a quantidade e proporção de micro e macronutrientes presentes nos cardápios enviados pelos municípios, a equipe de nutrição responsável pelo serviço, a forma de fornecimento da refeição e a existência de projetos de educação alimentar nas escolas. Já o indicador participação social afere o grau de envolvimento dos conselhos de alimentação escolar (CAEs) na gestão da merenda, enquanto o quesito desenvolvimento local pontua os municípios que priorizam os produtores locais na hora de adquirir os gêneros alimentícios in natura .
Experiência será publicada
Além de respeitar os hábitos alimentares da região, essa prática também gera desenvolvimento para o município. As experiências premiadas são sintetizadas no livro Histórias Gostosas de Ler e Boas de Copiar – produzido pela Ação Fome Zero e distribuído gratuitamente a prefeituras e faculdades de nutrição e de administração –, na forma de crônicas, com informações didáticas e o passo a passo que serve de orientação aos municípios que queiram adotar as experiências premiadas. O site www.premiomerenda.org.br também divulga os trabalhos bem sucedidos e socializa o acervo de conhecimento sobre gestão pública e merenda escolar que a metodologia do prêmio permite acumular.
Famup com informações do FNDE
Um comentário:
Parabéns ao gestor de Itaporanga, que vem a engrandecer o trabalho público no sertão do Estado. Vem a constrastar com diversas administrações circuvizinhas, que chegam a ter a verba cortada por não entregar os documentos exigidos pelo Governo Federal. Continue com esta postura.
Postar um comentário