Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de março de 2011

Galo da madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, mantém tradição de 34 anos

Foto:Prefeitura de Recife
Foto:G1
O 34º desfile teve como destaque a mudança de percurso da Rua da Concórdia para a Avenida Dantas Barreto

Por José Gomes Neto
Sob um céu nublado, que marcou o início do desfile, às 9h deste sábado (5), o Galo da Madrugada arrastou uma multidão de foliões pelas ruas do Centro do Recife. A novidade desta edição, a 34ª, ficou por conta do percurso que incluiu a Avenida Dantas Barreto, em substituição a Rua da Concórdia. A alteração proporcionou uma maior acessibilidade ao público. É que os espaços disponíveis aumentaram devido as transferências dos camarotes da Avenida Guararapes para a Dantas Barreto. Isso gerou maior conforto para quem foi acompanhar as atrações do desfile, que teve como tema “Voltei, Recife!” - título de uma canção do compositor pernambucano Luiz Bandeira.

Milhares de foliões empolgados, fantasiados ou não, aos poucos foram formando um mosaico de cores. O cinza do asfalto foi sendo substituído pelo colorido e a irreverência peculiares ao público que costuma prestigiar o desfile do maior clube de máscaras do mundo. A estrutura teve como suporte 26 trios elétricos, além de uma dezena de carros alegóricos e de apoio, durante o percurso. Na opinião de um dos diretores do Galo da Madrugada, Flávio Menezes, a mudança trouxe mais conforto aos foliões. “A melhoria na infraestrutura gerou mais apoio e maior espaço para quem vem brincar no Galo”, destacou.

No trio da Frevioca, um dos primeiros da imensa fila, a Orquestra de Frevo Abre Alas levantava o público por onde passava com um repertório variado do centenário ritmo pernambucano: o frevo. A experiente cantora Carmem Oliveira entoava as músicas com Rosa Maria, Carlinhos Caetés e Eduardo Moreno. “São mais de 30 carnavais na bagagem. Aliás, a Prefeitura está de parabéns pelo ótimo Carnaval que organizou”, elogiou Carmem.

O desfile saiu da Travessa do Forte das Cinco Pontas, seguiu pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul e Rua Saturnino de Brito. Depois, voltou à Rua Imperial, Rua do Muniz, de novo pela Dantas Barreto e, por fim, a Avenida Guararapes. A dispersão ocorreu pela Rua do Sol.    

Nenhum comentário:

Arquivo do blog