Em clima de Carnaval aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 4, as comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher na cidade de Patos, data comemorada oficialmente na próxima terça-feira dia 8 de Março.
A concentração da tradicional Caminhada da Paz aconteceu na Praça Edvaldo Motta, unindo o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, grupos de serviços, equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF, Associação de Apoio a Mulher Patoense, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, CREAS, Escolas Municipais e Particulares, Conselhos, Pastorais e demais instituições não governamentais.
O Prefeito Nabor Wanderley que participou da comemoração antecipou novidades para melhorar a qualidade de vida das mulheres patoenses, as quais foram recebidas com comemoração pelas mulheres presentes. “Tivemos um momento muito bom nesta manhã, estamos dando uma demonstração de que as mulheres estão conquistando o seu espaço, e que nós estamos unidos na luta contra todo tipo de violência que haja contra este gênero. Já posso antecipar que no próximo mês de Maio nós estaremos entregando a cidade de Patos um Centro de Atenção a Saúde da Mulher, um local onde as patoenses poderão ter todo atendimento voltado para a sua saúde com médicos e exames voltados exclusivamente para elas. Já estamos encaminhando também um Projeto de Lei para a Câmara Municipal para que possamos criar uma Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres para que as mesmas possam aumentar ainda mais a sua representação dentro do Governo Municipal”, antecipou o Prefeito Nabor Wanderley.
A caminhada que seguiu pelo Centro da cidade foi marcada pelo ritmo de carnaval, onde as mulheres presentes protestaram e denunciaram a violência contra mulher, com muita irreverência.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Francisca Vasconcelos, avaliou como positiva a comemoração na cidade de Patos, marcada como uma folia cidadã. “Avaliamos como positiva a comemoração em Patos. As mulheres na rua, a caminhada bem participativa envolvendo homens, mulheres, crianças e idosos, o engajamento das Secretarias Municipais, o envolvimento de todos os participantes de grupos de serviços, Associações Comunitárias, os grupos que participam do projeto Saúde na Praça, Projeto Vida Ativa, programas sociais, tornaram o evento uma verdadeira folia cidadã. Sem dúvida as mulheres de Patos são verdadeiras guerreiras e estamos protestando sim, mas, em clima de alegria”, avaliou Francisca Vasconcelos.
Marcaram presença também na Caminhada da Paz o secretário de Educação José Francisco de Sousa, o secretário de Saúde, Eisenhower Alves de Brito Segundo, a secretária adjunta de Saúde, Nadigerlane Rodrigues, o secretário Executivo de Esporte, Antônio Marques, a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, a secretária adjunta do Desenvolvimento Social, Juliana Satyro e o vereador Sales Júnior.
“É indispensável denunciar a violência contra mulher, estar aqui hoje enquanto homem para mim é uma forma de demonstrar respeito e incentivo para que elas continuem trabalhando para conquistar o seu espaço”, enfatizou Genésio Gomes de Araújo que integra um dos grupos de idosos da cidade de Patos.
Serviços como exames de tipagem sanguínea, exame de mama, verificação de pressão arterial, orientação nutricional, vacinação contra hepatite e tétano, distribuição de preservativos masculinos e femininos e feira de artesanato foram disponibilizados as mulheres presentes.
Coordecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário