De forma pioneira, o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mantém desde o dia primeiro deste mês (dezembro), dois médicos em estágio de residência médica, em Clínica Médica uma aprendizagem de pós-graduação com duração de dois anos, credenciada pela Associação Médica da Paraíba, UFCG, com apoio integral do Janduhy Carneiro.
Os médicos, que cumprem uma carga horária intensa de 60h são: Dr. Rui Pontes Filho, de Patos, e Drª Lorena Malzoni, natural de Juazeiro do Norte, CE, formada pela UFPE. Eles são supervisionados pelos médicos da UFCG, Klauber Marques (foto) e Drª Felícia e acompanham os médicos na UTI, Enfermarias, nefrologia, pneumologia, cardiologia, dentre outros setores do Hospital.
Para a jovem médica Lorena Malzoni, a implantação da residência médica foi uma excelente iniciativa do Janduhy Carneiro, tanto para ela e Dr. Rui quanto para os próximos residentes,. Mas diz que os maiores beneficiados são os pacientes, que geralmente são carentes, precisam de maior dedicação. “Por permanecermos mais tempo junto a eles, todos os dias, interagindo, escutando, orientando, esse atendimento se torna muito mais humanizado”, comentou Lorena (foto).
33 anos capacitando médicos
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário