Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CRÔNICA DA MINHA MORTE


José Oberto


            Há 28 anos nascia na cidade de Patos – Paraíba - uma criança linda, cercada de pessoas inteligentes e com um registro de nascimento que mais parecia um revolucionário estatuto de vida em sociedade.
            Desde seus primeiros passos se colocou com muita humildade ao lado dos que menos podiam, auxiliando professores, estudantes e o homem do campo, sendo um fiel escudeiro dos que queriam gritar, reivindicar e chamar atenção do que se apresentasse de mais injusto na cidade.
            Por toda sua vida conheceu apenas o pai, um homem, que pela história brava de nordestino forte que deixa o interior para ganhar a vida em São Paulo, trabalhando e ajudando quem dele necessita-se, conquistou a confiança e o respeito de todos nós.
            Depois de ganhar as escolas, os sindicatos e as associações comunitárias, aquela criança de antes partia para demonstrar que crescia e precisava ir mais além.
            Depois de lutas inglórias, contra preconceitos por sua firme conduta e sua ideologia convicta de que se fosse preciso protestar, ocupar, paralisar ou mesmo ir à justiça para exigir justiça, ele fazia.
            Foi nessas lutas que conquistou respeito a ponto de transformar velhos preconceitos do passado em armas para sua própria defesa.
            Uniformizado com as cores de nosso país, ou mesmo com seu padrão favorito em vermelho e branco, conquistou adeptos e seguidores que sentiram muito orgulho de serem parecidos ou com ele. Parecidos com aquela estrela.
            Seu pai sempre o chamava para apoiá-lo em suas batalhas contra ricos e poderosos, em favor do Brasil. Lutou muito até sentir o sabor da vitória em 2002. Antes, em 2000, seu filho já visto um dos seus saborear o sucesso aqui mesmo na cidade de Patos.
            Incansável, nunca havia parado de lutar, de sentar junto, de conversar, de propor quando preciso e questionar quando contrariado, até que os seus não eram mais tão seus e, os seus de fato passaram a serem renegados por quem sempre esteve do outro lado, quando era e tinha que ser feita na base do enfrentamento das idéias.
            Mas, foi em 06 de dezembro de 2009, dez meses antes de conhecer sua mãe, numa tarde de domingo, na Câmara Municipal de vereadores da cidade, que pessoas estranhas a sua vida, gananciosas pelo poder e pelo dinheiro fácil vindo dos benefícios que ele traz, levaram a sua morte.
            Assim como Judas traiu Jesus, ele também foi traído, foi enganado, assim também como muitos foram. Diziam que ele tava doente e precisava de oxigênio, de sangue novo e o mataram de maneira covarde. Mataram por vingança e o pior que não foi por vingança de algo de ruim que ele os tivesse feito, não. Vingaram o fato de os terem vencido inúmeras vezes pela vontade do povo.
            Hoje, quando se aproxima a data de 06 de dezembro de 2010, lembro com muita tristeza do aniversário de um ano da morte do Partido dos Trabalhadores, PT de Patos.


José Oberto da Silva
“Filiado ao PT de Patos desde 1992”
           

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde, primeiro esclarecer que o autor do texto nao é filiado ao Partido dos Trabalhadores de Patos, esse rapaz é assessor do sei la se é vereador de Patos, edileudo que matou nao so o PT mas a esquerda de Patos com seu mandato vil, que envergonha nao so a esquerda mas a direita a meia volta e a todos os cidadaos de bem de nossa cidade, o PT esta morto por que eles matam quando compraram votos para eleger edileudo e para eleger rodrigo e edileudo e agora estao revoltados por que nao conseguiram vender o PT para o governador..... vá se filiar e depois venha falar do PT nao comece mentndo.... sujestao em primeiro de janeiro de 2011 fará tres anos da morte do mandato de Edileudo na camara Municipal seria hora de fazer uma missa de terceiro aniversario e de ressureiçao ....

JOSÉ OBERTO disse...

VOCÊ É UM COVARDE. mIS UM QUE NÃO TEM CREDIBILIDADE COM A PALAVRA SE ANONIMA NA NET PARA FALAR BESTEIRAS.SEU COVARDE, COM CERTEZA ATÉ UM DESSES QUE MATOU O PT VOCÊ É.
OUTRA SUGESTÃO...VENHA DISCUTIR POLÍTICA DE MANDATO CONOSCO, SEU COVARDE!

JOSÉ OBERTO disse...

ESSE COVARDE QUE NÃO APARECE, QUE NÃO TEM NOME, EU PODERIA ATÉ DE INDIGENTE, MAS,PREFIRO CHAMÁ-LO DE COVARDE.
SERÁ QUE TU SABES O QUE É ESQUERDA E DIREITA DO PT?
SERÁ QUE SABES O QUE É O PT?
POLÍTICA DE CONSTRUÇÃO, COM CERTEZA, NÃO SABE!
APAREÇA, DIGA O SEUNOME, QUE EU DIGO QUE TIPO DE POLÍTICA VOCÊ SABE FAZER!

JOSÉ OBERTO

Anônimo disse...

BOM DIA, minha nossa que o pseudo petista, e Bubble de assessor de vereador Zé Oberto ficou bravo e meio, mas o que esse sujeito é mesmo, além de brincar de ser assessor de uma falso vereador, que nasceu morto quando nunca honrou os votos que derão a ele, Zé não fique bravo não, ao invés de esta escrevendo aqui e desfilando odio e rancor, vá formular políticas publicas honre pelo menos o dinheiro que vc recebe como assessor da Câmara, já que seu chefe edileudo nao sabe honrar o mandato da esquerda, isso é uma vergonha, deixe de ódio e rancorrismo, fique calmo, homi de deus, vc nao ta recebendo seu salário todo mês, o que vc quer mais? não tem mais jeito não homi, o mandato de edileudo nasceu morto, nao tem como ressusitar não, vamos fazer a missa de dois anos e acender uma vela para os que ainda acreditam na esquerda patoense, para ve se no ano de 2011 nasce um vereador que honre as cores do PT e da Esquerda.... ABRAÇO FICA COM DEUS, NÃO ENTENDI O QUE VC DIZ EM CONSTRUÇÃO, COMO CONSTRUIR O QUE NAO EXISTE, NÃO SE PODE, NÃO EXISTE MANDATO DE EDILEUDO EXISTE UM PSEUDO VEREADOR DO PT QUE SE DIZ DE ESQUERDA QUE COMPROU VOTO PARA SE ELEGER VEREADOR E COMPROOU VOTO PARA SE ELEGER PRESIDENTE DO PT MAS NAO CONSEGUIU E AGORA VC TA BRAVO E REVOLTADO, FIQUE FRIO HOMI DE DEUS...

Arquivo do blog