Foto:Hélio Barbosa
Marcos Eugênio
Hoje é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Profissionais de saúde, simpatizantes pela causa invadem ruas de diversos países levando ao público esclarecimentos e oferecendo meios de proteção contra o HIV, a exemplo de preservativos.
"Movimento de AIDS em Defesa da Vida", com este slogan, o dia mobiliza em Patos equipes da Secretaria Municipal de Saúde, no largo da Telemar. Os transeuntes são abordados e convidados a conhecer os métodos preventivos contra o vírus HIV, que infecta cerca de 35 mil pessoas por mês no Brasil.
Segundo projeções de especialistas da ONU – Organização das Nações Unidas hoje 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV em todo o mundo, sendo que do total dois milhões estão na América Latina.
No Brasil os números são alarmantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que 630 mil pessoas são portadoras do HIV, vírus transmissor da doença. Desde o início do surgimento da doença, em 1980, até junho de 2009, segundo boletim de epidemiologia, foram feitos 544.846 diagnósticos e registrados durante este período, 217.091 óbitos em decorrência da doença, segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário