Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 26 de dezembro de 2010

BR 230: o perigo mora ali



Marcos Eugênio

Num trecho de 172 quilômetros, de Patos ao município de Sousa, é possível ao condutor esbarrar com situações extremamente perigosas ao longo da BR 230. A começar na saída de Patos, uma buraqueira, com crateras com mais de 60 centímetros de diâmetro que, qualquer vacilo, pode provocar a perda de um pneu, um acidente.
Mais adiante passageiro de moto sem capacete, em plena BR, ainda mais com as mãos ocupadas. Esse é apenas um exemplo das muitas irresponsabilidades verificadas por nossa reportagem. Ultrapassagem em faixa contínua tem sido a prática mais comum dos condutores de veículos, que inclusive abusam da velocidade. Os acidentes, em grande escala, em grande parte tem a ver com essa atitude irresponsável.
Um outro fator de perigo na BR 230, no referido trecho (Patos-Sousa), foi a presença constante de animais ruminantes, a exemplo de jumentos, vacas, além de cachorros. Geralmente eles saem das proximidades de assentamentos às margens da pista. Muitas carcaças enfeitam o cenário. Fizemos vários flagrantes desses animais passeando, cruzando a BR em busca de pasto, sem a presença de cuidadores. Para os desavisados restam as freadas bruscas ou o choque, muitas vezes inevitáveis.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog