Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de junho de 2010

Show no Terreiro com Os Nonatos


No dia 10 de janeiro de 1992, na cidade de Patos, surgia uma parceria musical envolvendo os estados da Paraíba e Ceará, com a dupla de repentistas “Os Nonatos”, Nonato Neto e Nonato Costa. São 18 anos de carreira harmônica, 10 deles na cidade de Patos, cujas canções são cantadas praticamente por todas as bandas de forró que se apresentam, não apenas em Patos, mas onde exista um evento junino.
São 210 primeiros lugares em congressos de violeiros, dupla mais vencedora nesses certames, 16 CDS, dois DVDs, um livro publica, 10 anos de programa radiofônico, quatro anos de programa em TV, mais de 150 composições, mais de 30 delas regravadas por outros artistas. Esta é uma breve apresentação de Os Nonatos, a atração surpresa trazida pela Prefeitura de Patos para presentear o público com muita poesia, numa noite de clima frio, ideal para os apaixonados.
Todas as músicas cantadas pela dupla durante sua bela apresentação no palco do Terreiro do Forró são de sua autoria, o que demonstra a quilate de Os Nonatos, uma das maiores referências da poesia popular do Nordeste brasileiro. Foi uma trajetória, até chegar a este estágio de cantadores, difícil, cada degrau alcançado com muito sacrifício, enfrentando inclusive a desconfiança dos violeiros, “mas hoje realizamos nossos sonhos no campo musical”, diz Nonato Costa, enfatizando que a base de toda a poesia, da musicalidade da dupla foi a cantoria de viola, bastante presente em seus shows.
Sobre a participação deles no São João de Patos Nonato Costa diz que é algo que eles aguardavam o convite com muita expectativa por toda a ligação com a cidade de Patos, aonde a dupla surgiu e viveu por dez anos, inclusive com programa de viola na Rádio Espinharas, como também por suas composições serem cantadas por praticamente todas as bandas que passam pelo Terreiro do Forró.
Sobre a cantoria de viola Nonato Neto diz que esta vive momento difícil com a estagnação, sem surgimento de novos cantadores, apesar de que os atuais têm dado conta do recado. Simples e diferente, novo trabalho da dupla em CD e DVD, já na praça, presenteia os fãs com sucessos consagrados, dos Nonatos e outros artistas, músicas inéditas.
Para o prefeito Nabor Wanderley a presença dos Nonatos no São João de Patos é um reconhecimento por toda uma história de dedicação à poesia popular, pelas vitórias e representatividade da dupla para a música brasileira. 
Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog