Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de junho de 2010

História de cumplicidade com o milho



Como reza a tradição, o milho sempre foi o elemento principal na culinária junina, servindo para a elaboração de inúmeras iguarias. Em Patos esse alimento está bastante ligado, não apenas ao período da festa de São João, mas ao cotidiano da população, que pode apreciá-lo praticamente o ano inteiro, mesmo que ele venha de outras regiões fora de época de colheita no Sertão paraibano.
Falar de milho em Patos, assado ou cozido, necessariamente vem na mente onde encontrá-lo. O endereço é a calçada do Fórum Miguel Sátyro. Aos 72 anos, Dona Maria José, sete filhos, quatro formados, apenas dois a ajudam no preparo e venda de milho. São aproximadamente 45 anos comercializando milho na calçada do Fórum. “Quando comecei a vender milho assado e cozido, hoje onde funciona o Fórum era o Colégio Rio Branca. Na Livraria Dom Bosco funcionava a única sorveteria da cidade e quase em frente era o cinema”, relembra o passado com certa dose de nostalgia.
Durante o São João de Patos montou seu ponto na praça da alimentação, juntamente com diversos outros comerciantes. Diz que de vez em quando aparecem antigos fregueses, que residem em outros estados e puxam assuntos de épocas remotas. Na sua simplicidade, Dona Maria José é uma figura marcante e presente na história do São João e da vida de Patos. (Marcos Eugênio)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog