Foram nove dias de festa, mais de 50 atrações musicais em praça pública, mega estrutura montada no Terreiro do Forró que recebeu forrozeiros de todas as plagas do Brasil, inclusive de outros países, a exemplo de Portugal. O São João de Patos uniu num só espaço gente de todas as idades, classes sociais, todos num só pensamento, a diversão.
Mesmo com o corte da verba federal, Ministério do Turismo, o município soube, com competência, buscar novos parceiros e trazer nomes de grande expressão no cenário musical, a exemplo dos sertanejos Luan Santana, Jorge e Mateus. Os Donatos, convidados especiais desse evento de quase 70 horas de forró, Santana, Jorge de Altinho contribuíram para que São João de Patos 2010 também se tornasse inesquecível.
As pratas da casa, que no governo Nabor Wanderley ganharam o devido respeito e passaram a dividir os mesmos palcos das demais atrações, se destacaram e mostraram seu talento, priorizaram o autêntico forró pé-de-serra. A administração municipal esteve presente no Terreiro do Forró de diversas formas, seja com a Coordenadoria de Eventos, planejando, organizando e fazendo com que a programação não sofresse atropelos; seja pela saúde com diversas ações, Samu prestando atendimentos básicos, campanhas preventivas como DST/Aids, distribuição de preservativos, dentre outras ações. Ação Social e sua luta contra o turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes, contra o trabalho infantil, a limpeza pública deram sua contribuição para a realização do evento.
A segurança foi um dos pontos mais elogiados pelas famílias que frequentaram o Terreiro do Forró. A PM manteve diariamente 150 policiais na área, sem abandonar os bairros, que permaneceram com efetivo normal. A Polícia civil com sua Delegacia Móvel resolvia pequenas confusões. Além disso, o monitoramento eletrônico, com 32 câmeras espalhadas em pontos estratégicos esteve atento ao comportamento suspeito de determinadas pessoas, num trabalho parceiro com as polícias.
Este ano a Prefeitura inovou e colocou detectores de metais nas entradas que deram acesso ao Terreiro do Forró. A idéia agradou ao policiamento, que teve mais tranquilidade para trabalhar. “O São João de Patos sempre foi marcado pela paz. Essa é uma de suas principais características, por isso o sucesso de público, que se sente bem à vontade para participar dessa linda festa junina”, comentou o prefeito Nabor Wanderley.
O show do jovem Luan Santana foi o pico de público no Melhor São João é na Capital do Sertão. O público, na sua grande maioria de adolescentes, cantou com ele seus maiores sucessos. A cidade recebeu caravanas de toda a região de estados vizinhos como Pernambuco, Rio Grande do Norte.
O São João de Patos recebeu investimentos este ano de aproximadamente R$ 1,7 mi, com geração de divisas em torno de R$ 15 mi. Hotelaria, comércio, comerciantes autônomos, uma enorme rede de prestadores de serviços, todos conseguiram lucrar com a festa. A área do Terreiro do Forró se tornou pequena para o público que prestigia o São João. Uma prova disso foi o show desta madrugada com Luan Santana, em que muitos não conseguiram assistir à apresentação por falta de espaço.
Existe a possibilidade de transferir o evento para lugar mais amplo, porém Nabor diz que o mais interessante seria desapropriar alguns imóveis e ampliar o Terreiro, já que este possui pontos positivos, como infraestrutura, facilidade de acesso para os forrozeiros. Na sua avaliação final do evento junino 2010, Nabor destacou o comportamento dos alegres forrozeiros, a hospitalildade do povo patoense e a determinação de todos que trabalharam para manter o São João de Patos um dos melhores do Brasil. “A cada ano nos desdobramos para oferecer uma festa melhor para os patoenses, nossos visitantes. Esperamos em 2011 manter esse espírito e determinação nesse sentido”, finalizou Nabor.
Coordecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário