Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Por que, para que ser gentil?

Severino Neto

É muito comum encontrarmos nas cenas do cotidiano a falta de gentileza. Quantas vezes você já presenciou alguém tomando a vaga de um deficiente, de um idoso nos estacionamentos? Certamente, para algumas pessoas, isto não tem nenhuma importância. Será que não tem? Ficamos surpreendidos, quando enxergamos um cidadão jogar no lixo o que é do lixo. Há uns dias, estávamos de viagem, fomos obrigados a fazer uma parada, já que se processava uma reforma na BR, e ficamos atônitos, pois, o carro que trafegava em nossa frente, jogou duas garrafas plásticas, nada que nos surpreendesse, não fosse o fato do material arremessado fora ter sido atirado pelos pais de três crianças, que acreditem, estavam no banco de trás.
Quando estamos no transporte público, é muito corriqueiro encontrarmos senhores e senhoras permanecerem de pé, não assusta que uma dessas exceções da sociedade, levante-se e ceda seu lugar, espanta! Não se ouve ou se vê em nossos dias, algumas palavras, que minha filha Bele assistindo alguns programas educativos descobriu serem palavras “mágicas”. Quais são? POR FAVOR, OBRIGADO, LICENÇA... etc. Sua residência é dirigida por você ou alguém contratada? Se for uma dessas almas que ainda se permite servir nas casas de família, procure rever em sua memória, quantas vezes agradecestes pela execução das tarefas domésticas. Um ou outro dirá: - Não preciso agradecer, pois, pago para isso. É verdade, você paga e tem direito de ser servida (o), mas lembre-se, que essas pessoas são seres iguais a ti, por isso mesmo merecem respeito, consideração como tu queres ter.
Dentro de casa, agradeça os favores prestados a você. Pergunte. Não grite. No seu trabalho, procure ser aquele que se esforça em servir, facilitando a vida do companheiro de jornada. No trânsito, não revide as agressões gratuitas, lembre-se que aquele agressor pode ser alguém com problemas.
Ser gentil é estabelecer o melhor na relação entre ti e o outro. Vamos começar o trabalho de estender a gentileza, e posteriormente haverá uma cadeia de gentileza espalhada por todo nosso globo.
Xolunista do pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog