26 de outubro de 2009 - Inácio A. Torres
O VENTO E O SOL
O Brasil tem esquecido de alguns de seus ilustres escritores. Erasmo Braga é um deles. Natural de Rio Claro, estado de São Paulo, foi ele um notável escritor e professor, tendo-se dedicado a escrever textos e livros relacionados ao religiosidade e a pedagogia. Dentre os seus compêndios destaco Lições bíblicas. Leia a seguir essa metáfora intitulada o vento e o sol.
“O vento e o sol tiveram certa vez, uma grande prolonga da disputa, sobre qual dos dois era o mais forte. Combinaram experimentar as forças em um viajante, a ver qual deles obrigaria o transeunte a tirar mais depressa o capote. Principiou o vento e soprou sobre o homem uma rajada forte e acompanhada de uma chuva fria e penetrante. Mas, quanto mais ventava, tanto mais o viajor abotoava o capote e nele se envolvia.
Em seguida abriu um olho de sol, dispensando nuvens e resplandecendo em raios benéficos e alegres. O calor desfez, em pouco os efeitos do vento, e quando o sol brilhou com maior força, o viajeiro vencido da calma, tirou o capote e dependurou ao braço.
Moral: a persuasão é melhor que a força.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário